Cuiabá, 21 de Abril de 2025
DÓLAR: R$ 5,81
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 08:39 - A | A

21 de Abril de 2025, 08h:39 A- A+

Política e Judiciário / EX-PRESIDENTE NA "MIRA"

Supremo Tribunal Federal tem semana decisiva para acusados de organizar tentativa de golpe

Ministros irão analisar as denúncias contra os membros do Núcleo 2, composto por Filipe Garcia Martins e Silvinei Vasques

MARIA EDUARDA PORTELA
DO METRÓPOLES

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta semana a análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra um segundo grupo de acusados por tentativa de golpe de Estado.

Nesta fase, os ministros irão analisar se há elementos suficientes que comprovem a existência dos crimes para aceitar ou não a denúncia.

Tentativa de golpe

  • A PGR denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas, incluindo ex-ministros e militares, por suposto envolvimento em tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
  • As investigações apontaram que houve uma organização para disseminação de informações falsas antes das eleições de 2022, para legitimar uma possível intervenção militar.
  • Para a PGR, Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto fazem parte do núcleo central da trama golpista.

A PGR dividiu a denúncia da suposta tentativa de golpe em núcleos, com base no envolvimentos dos acusados na trama golpista, de acordo com as informações apresentadas pela Polícia Federal (PF).

 

O Núcleo 2 é formado por:

  • Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal;
  • Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República;
  • Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência da República;
  • Marília Ferreira de Alencar, delegada da Polícia Federal;
  • Mário Fernandes, general da reserva do Exército; e
  • Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A análise da denúncia da PGR inicialmente estava prevista para os dias 29 e 30 de abril, mas foi remarcada para 22 e 23 deste mês.

Os integrantes do Núcleo 2 foram denunciados, em 18 de fevereiro, pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Se a denúncia for aceita pelo STF, os denunciados virão réus. O grupo está ligado ao “gerenciamento de ações” para concretização da tentativa golpista.

Um dos pontos levantados pela denúncia é o uso da máquina pública na tentativa golpista, como a PRF para dificultar a chegada de eleitores às urnas durante o segundo turno de 2022, em especial nos estados do Nordeste.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/stf-tem-semana-decisiva-para-acusados-de-organizar-tentativa-de-golpe

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation