ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O início da gestão do novo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) e a secretária de saúde, Lúcia Helena, tem sido marcado por grandes desafios na área da saúde. Entre os problemas mais graves estão as superlotações nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como a do bairro verdão, e as filas extensas nos postos de saúde.
Pacientes denunciaram ao Site Ofatonews - FTNBRASIL que mesmo após a troca de gestão e medidas emergenciais implantadas na saúde, as Upas de Cuiabá continuam cada dia mais lotadas, a demora na triagem e atendimento médico também permanecem, bem como, as estruturas estão deploráveis.
Diante disto, o Site Ofatonews foi in loco para verificar como está os setores e confirmar se isso realmente está ocorrendo na nova gestão administrada por Abilio Brunini.
O coordenador da Upa verdão, Odair Mendonsa explica que a Saúde de Cuiabá implantou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), um 'médico exclusivo' para atender pacientes com classificação de risco na cor verde, onde o paciente terá acesso ao novo consultório de triagem para diagnóstico rápido e a intensificação das fiscalizações para combater as arboviroses.
A medida busca reduzir o risco de espera melhorando a eficiência do atendimento e garantindo que os casos mais graves recebam a atenção necessária com maior celeridade.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Foto: Elisa Ribeiro - Site Ofatonews - FTNBRASIL

"Esse paciente quando chega na unidade, ele é direcionado para a recepção, ele faz o seu cadastro, é automáticamente preenche a ficha e é lançado no sistema. Ele é direcionado para a classificação de risco que é realizado pelos enfermeiros na unidade".
Mendonça explica as classificações de risco 1 e 2. "O enfermeiro vai avaliar o quadro desse paciente, os sintomas que ele tem, se tá com febre ou não. Se está com a pressão alta ou não. Quais os sintomas que ele está falando para o enfermeiro. Se está reclamando de uma dor, um cansaço, uma mialgia, uma dor mais generalizada. Conforme esses dados que o paciente passa para o paciente, ele é encaminhado para os consultórios de atendimento".
O coordenador explica que as classificações nas Upas são baseadas no Protocolo de Manchester 123456:
- Vermelho: Emergência (atendimento imediato)
- Laranja: Muito Urgente (até 10 minutos)
- Amarelo: Urgência (até 30 minutos)
- Verde: Pouco urgente (até 4 horas)
- Azul (até 6 horas) Não urgente
- Roxa (Sem horário previsto) - atende idosos e pacientes com necessidades especiais
Mendonsa ressalta que assim que o prefeito Abilio assumiu a gestão, a demanda nas Unidades Básicas de Saúde era em torno de 06 horas e isso era motivo de insatisfação dos pacientes que dependem do atendimento médico do SUS para serem atendidos'.
Foto: Elisa Ribeiro

Odair ressalta a importância da troca de gestão, que após a entrada do prefeito Abilio à frente da Prefeitura de Cuiabá, foi possível trocar em todas as unidades básicas de saúde, as cadeiras que estavam quebradas, rasgadas, portas arrumadas e que não foram providenciadas novas na gestão anterior.
Entenda como funciona a escala médica nas Upas de Cuiabá:
Foto: Elisa Ribeiro - Ofatonews

Sobre a escala médica nas unidades básicas de saúde de manhã e a tarde funciona: De segunda a sexta são quatro médicos clinicos, dois sendo pediatras, um médico do boxe, dois visitadores na enfermaria e um médico que é do consultório de triagem.
A escala da noite funciona da seguinte forma: São quatro médicos clinicos, dois pediatras e um médico no boxe de emergência.
Já no final de semana - sábado e domingo: São quatro médicos clinicos, dois pediatras, dois visitadores e um médico no boxe de emergência.
Importante ressaltar, que esse atendimento com o médico triagista acontecerá somente de segunda a sexta feira. Já no final de semana, o atendimento segue normalmente e isso pode acarretar na superlotação nas Unidades Básicas de Saúde em Cuiabá.
Coleta de sangue de dengue, zika e chikungunya
Em relação aos exames feito no laboratório das unidades básicas de saúde, Mendonsa explica que está sendo realizado apenas a coleta de sangue de dengue e zika. Caso o paciente tenha pego a chikungunya, ele é atendido, o médico solicita o pedido de exame juntamente com uma notificação. Ele sai dali e vai direto para a LACEC (Laboratório Central- gratuito) ou se preferir pode procurar uma unidade particular também, caso tenha condições financeiras.
É importante também, que o paciente na hora dá consulta, pergunte, questione o médico, peça essa orientação.
O coordenador ressalta que o paciente jamais irá sair da unidade básica de saúde desamparado. Visto, que, tem toda uma equipe preparada para ajudar na orientação, caso o paciente ainda tenha dúvida.
Foto: Assessoria

Foto: Elisa Ribeiro - Ofatonews

Nova coordenadora - Upa Verdão
Agora, a nova coordenadora da Upa Verdão será comandada pela Ranaia Luma Vitalino da Silva - ART de enfermagem. Ela assumirá o lugar de Odair Mendonsa.
Raiana ficará responsável em continuar fazendo todo o planejamento, execução, monitoramento da Upa Verdão, com a finalidade de manter o funcionamento adequado e manter a organização em relação ao atendimento médico e amparo dos pacientes que procuram a unidade médica.
No momento, ela aguarda a nomeação no diário oficial que deve sair em breve.
Foto: Elisa Ribeiro

Foto: Elisa Ribeiro

Anonimo 27/03/2025
Tenho certeza que Ranaia exercerá um ótimo trabalho!!
1 comentários