Cuiabá, 20 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,70
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025, 16:00 - A | A

18 de Fevereiro de 2025, 16h:00 A- A+

Geral / COIBIR VANDALISMO

Câmeras do programa Vigia Mais MT vão reforçar a segurança na sede e pontos do DAE em Várzea Grande

Recentemente, o DAE foi vítima de vandalismo, com o roubo de cabos de máquinas, o que evidencia a urgência de reforçar a segurança nas instalações e proteger os equipamentos essenciais para o funcionamento da autarquia

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta terça-feira (18), o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande iniciou o processo de adesão ao programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com a iniciativa estratégica para prevenir o vandalismo e fortalecer a segurança do patrimônio público. Em reunião na sede da Sesp, a equipe técnica apresentou os recursos e tecnologias do programa, que, com a instalação de câmeras, visa prevenir vandalismo e criar um ambiente mais seguro para servidores e a comunidade local.

De acordo com o diretor-presidente do DAE, coronel da Polícia Militar Sandro Azambuja, a previsão é adquirir 100 câmeras de monitoramento para serem instaladas em pontos de captação, distribuição e manobra. Essa medida integra as ações emergenciais da Prefeitura de Várzea Grande, que decretou estado de Calamidade Pública em razão da crise no abastecimento de água. Segundo o diretor, a implementação de um sistema de vigilância eficiente, como o Vigia Mais, é essencial para proteger os pontos críticos, evitar invasões às unidades do DAE e restabelecer o fornecimento de água na cidade.

“Temos que adquirir o mais rápido possível um sistema de vigilância eficiente, como o Vigia Mais, para manter a segurança dos pontos de captação e distribuição, impedir as invasões nas unidades do DAE e restabelecer o fornecimento de água em Várzea Grande”, explicou o diretor-presidente.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, considerou que o Vigia Mais MT possui recursos que atenderão a necessidade da autarquia para um monitoramento 24h a partir das vias públicas.

“Além da identificação de pessoas, as câmeras do programa têm capacidade de monitoramento de 24h com recursos de gravação noturna e alcance de até 60 metros, tecnologia que previne ações criminosas e que ajudarão o município a restabelecer o fornecimento de água para a população”, detalhou. 

Atos de vandalismo

Recentemente, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande tem enfrentado uma série de atos de vandalismo que comprometem o abastecimento de água na região. Entre os incidentes registrados estão o furto de cabos elétricos, destruição de equipamentos de captação e roubo de geradores.

Essas ações criminosas têm causado interrupções significativas no fornecimento de água, prejudicando diretamente a população local. Em resposta, autoridades municipais e estaduais estão intensificando as investigações para identificar os responsáveis e implementar medidas de segurança mais rigorosas nas instalações do DAE.

Em resposta, a Prefeita Flávia Moretti (PL) decretou situação de emergência e calamidade pública, autorizando a adoção de medidas emergenciais para restaurar o abastecimento.

Além disso, a Guarda Municipal também intensificou as ações de patrulhamento e disponibilizou um canal de denúncias via WhatsApp para a população colaborar na identificação dos responsáveis. As autoridades locais estão empenhadas em investigar os casos e implementar medidas de segurança mais rigorosas nas instalações do DAE para garantir a continuidade do serviço essencial de abastecimento de água.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation