PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso teve um impacto significativo no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade no mês de janeiro de 2025. Durante a Operação Tolerância Zero, que envolveu ações das forças de segurança do Estado, o Bope conseguiu causar um prejuízo superior a R$ 9,2 milhões para as facções criminosas, o que inclui a apreensão de 736 quilos de entorpecentes.
No mês de janeiro, o Bope esteve presente em 15 operações integradas com demais forças de segurança do Estado e federais.
O tenente-coronel Hugo Roberto dos Reis Silva, comandante do Bope, ressaltou a importância da colaboração entre as diferentes forças de segurança para o sucesso das operações, o que tem sido decisivo para as grandes apreensões e a retirada de drogas de circulação no Estado de Mato Grosso.
“O Bope e todas as unidades da Polícia Militar, bem como as demais forças de segurança, têm dado pronta resposta nessa missão do Governo do Estado de tolerância zero à criminalidade. Nossas operações estão sendo voltadas para o combate das facções criminosas e para trazer mais segurança para todos os nossos cidadãos de bem”, explica o tenente-coronel.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
No dia 15 de janeiro, em conjunto com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Federal, o Bope apreendeu 420 quilos de substância análoga à cocaína, na Serra da Petrovina, em Pedra Preta, no Mato Grosso. Os entorpecentes estavam escondidos no teto falso de um caminhão frigorífico e um homem foi preso em flagrante.
No dia 21 de janeiro, o trabalho conjunto do Bope com o Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) resultou na apreensão de 274 quilos de maconha e supermaconha (skank), em Campo Verde (MT). Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante e o terceiro suspeito entrou em confronto com as forças policiais e veio a óbito.
Além disso, o Bope prendeu 14 pessoas em flagrante e prendeu sete foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto. As equipes policiais também apreenderam diversas armas de fogo e recuperaram veículos com queixas de roubos e furtos.
O comandante do Batalhão, tenente-coronel Hugo, ressalta que os investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública têm proporcionado a ampliação de estratégias e métodos de enfrentamento ao crime.
“O Bope possui, hoje, graças aos investimentos do Governo do Estado, equipamentos e tecnologias de ponta para realizarmos o nosso trabalho de maneira eficaz. Estamos presentes e sempre apoiando diversas unidades da Polícia Militar em todo o Estado, em operações complexas, obtendo excelentes respostas no combate às facções criminosas, com estratégias aprimoradas e eficientes”, concluiu.