Cuiabá, 12 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,96
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024, 15:09 - A | A

10 de Dezembro de 2024, 15h:09 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO SUÍTE 33

FICCO cumpre 19 mandados contra pessoas ligadas ao esquema de tráfico internacional no DF, BA, SC e GO

Os mandados estão ocorrendo em Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Porto Seguro (BA) e Itapema (SC)

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (10), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (DF) deflagrou a operação Suíte 33 que visa desmantelar um esquema de tráfico internacional de drogas que utilizava os Correios para enviar e receber entorpecentes. Ao todo, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão, além de 1 mandado de prisão. As ações estão ocorrendo em várias cidades, incluindo Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Porto Seguro (BA) e Itapema (SC), com a supervisão da 2ª Vara de Entorpecentes do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

De acordo com informações da Polícia Federal, a operação Suíte 33 foi desencadeada após a Polícia Federal identificar, em apurações preliminares, que um suspeito, alvo do mandado de prisão preventiva, operava o recebimento de drogas sintéticas, principalmente ecstasy, provenientes de países da Europa, como Holanda e Alemanha, utilizando serviços postais. Durante a investigação, aproximadamente 6,5 kg de ecstasy foram apreendidos.

O esquema consistia no envio das drogas para o Brasil, onde eram redistribuídas para outros traficantes no Distrito Federal. Parte da carga era ainda enviada, também pelos Correios, para outras unidades da federação, evidenciando a abrangência nacional do esquema. As ações da operação visam desmantelar essa rede de tráfico e rastrear o fluxo de distribuição das substâncias ilícitas.

O grupo também adquiriria drogas de facções criminosas locais, as quais, juntamente com as recebidas do exterior, seriam armazenadas em quartos de hotéis e de aluguéis por temporada para posterior distribuição.

O inquérito policial já identificou ao menos 18 membros que integrariam o grupo, de forma que 7 já se encontrariam presos, em sua maior parte em razão pelo cometimento de tráfico de drogas em outros processos. Apenas no período entre maio e setembro de 2023, menos de 6 meses, o grupo teria movimentado quase R$ 12 milhões com o esquema.

A FICCO/DF é composta pela PF, PRF, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF e tem por objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade, especialmente grave e violenta.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation