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Polícia Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024, 07:40 - A | A

10 de Dezembro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / DELEGACIA DIGITAL

Governo de MT lança novo portal com serviços digitais da Polícia Civil para atender população

"É impensável imaginar que antes, um simples comunicado que o cidadão precisasse fazer, seja de um dano em veículo, ele tivesse que gastar horas para ir fisicamente a uma delegacia", disse o governador

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira (09), o Governo de Mato Grosso lançou a 'Delegacia Digital' .  A plataforma  inovadora desenvolvida pela Polícia Civil do estado, centraliza todos os serviços digitais oferecidos à população mato-grossense.

O objetivo da Delegacia Digital é facilitar o acesso da população aos serviços da Polícia Civil, como o registro de ocorrências, tornando o processo mais rápido, eficiente e acessível. Com essa iniciativa, o governo busca ampliar o alcance da instituição e modernizar o atendimento aos cidadãos, reduzindo a necessidade de deslocamento físico e agilizando a resposta às demandas registradas.

Durante o lançamento da Delegacia Digital, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Mauro Mendes enfatizou a importância da modernização no setor público. Ele destacou que os serviços públicos precisam se tornar cada vez mais digitais para garantir um atendimento ágil, eficiente e de qualidade à população.

“É impensável imaginar que antes, um simples comunicado que o cidadão precisasse fazer, seja de um dano em veículo, ele tivesse que gastar horas para ir fisicamente a uma delegacia. Por isso, assim como a Delegacia Digital, o nosso dever é olhar para aquilo que precisa melhorar e torná-lo eficiente para atender cada vez melhor o cidadão”, afirmou o governador.

A Delegacia Digital integra diversos serviços em uma única plataforma, facilitando o acesso da população mato-grossense à Polícia Civil. Entre as funcionalidades disponíveis estão:

- Registro de boletins de ocorrência;

- Consultas relacionadas a veículos e telefones;

- Solicitação de medidas protetivas;

- Outras opções voltadas para atender às demandas de segurança e cidadania.

A delegada-geral Daniela Maidel destacou que a Delegacia Digital foi desenvolvida para acompanhar a evolução tecnológica e atender à necessidade de oferecer um atendimento mais acessível à população. Segundo ela, o portal simplifica o acesso aos serviços da Polícia Civil, reduzindo o tempo de espera e ampliando o alcance da instituição, especialmente em regiões mais remotas de Mato Grosso.

"O portal acompanha a evolução da tecnologia e a necessidade da instituição em ofertar um atendimento mais acessível, e foi criado para simplificar o acesso da população, reduzindo o tempo de espera e ampliando o alcance da Polícia Civil, especialmente em áreas mais distantes do estado", destacou a delegada-geral, Daniela Maidel.

Daniela Maidel destacou que a Delegacia Digital foi totalmente desenvolvida por uma equipe interna da Polícia Civil, sob a coordenação do escrivão Ricardo Barcelar e do investigador Fábio Arruda, sem a necessidade de custos externos.

“Além do trabalho investigativo, não podemos deixar de olhar outras necessidades da Polícia Civil e atendendo à demanda por eficiência, chegamos à criação da Delegacia Digital, onde o cidadão pode encontrar diversos serviços que podem ser prestados por meio digital”, disse a delegada-geral.

Também presente ao evento, a senadora Margareth Buzeti ressaltou que a criação da Delegacia Digital simboliza a presença do Estado na vida do cidadão de maneira prática e direta. "São passos assim que a gente fica feliz em ver que os serviços podem acontecer de forma mais eficiente."

O secretário adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Valter Furtado, destacou a capacidade funcional da Coordenadoria de TI da Polícia Civil em desenvolver o projeto da Delegacia Digital e com esse trabalho executado, a praticidade que o cidadão tem a partir de agora para buscar serviços sem precisar sair de sua casa. 

O desembargador do Tribunal de Justiça, Hélio Nishiyama, parabenizou a criação do portal de serviços e destacou o investimento tecnológico. “A Polícia Civil amplia o escopo do registro de boletins de ocorrência, proporcionando um serviço mais fácil e intuitivo ao cidadão e essa tecnologia trará qualidade e mais eficiência para nossa polícia”, comentou o magistrado.

Registros de Boletins de Ocorrências 

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Polícia Civil, investigador Fábio Arruda, o acesso à Delegacia Digital será feito por meio de logins integrados às plataformas gov.br ou mt.gov. Esse mecanismo foi implementado para evitar fraudes nos registros de ocorrências, garantindo maior segurança tanto para os usuários quanto para a Polícia Civil.

"Não é necessário entrar em contato em um número de telefone para a validação dos boletins de ocorrência. A Delegacia Digital tem um prazo para finalização do procedimento e envio do boletim ao e-mail do usuário em até duas horas, sendo também fornecido o número de protocolo do atendimento”, explicou o coordenador.

O prazo médio é necessário para que o policial civil possa validar as informações e fazer a filtragem de acordo com a natureza da ocorrência e ainda, verificar se são necessárias outras informações.

A Delegacia Digital pode ser acessada pelo link: Delegacia Digital.

Álbum de fotos

Reprodução: PJC-MT

Reprodução: PJC-MT

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