Cuiabá, 26 de Novembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,80
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024, 13:40 - A | A

25 de Novembro de 2024, 13h:40 A- A+

Polícia / CRIMES AMBIENTAIS

PC e Sema fiscalizam área de garimpos no norte de MT e constata danos ambientais

A fiscalização, realizada de 18 a 23 deste mês, foi baseada em alertas de alteração não autorizada em vegetação nativa ou em regeneração

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A operação integrada de combate à extração ilegal de minério no município de Carlinda, no Mato Grosso, realizada entre os dias 18 e 23 de novembro, foi um esforço conjunto para combater crimes ambientais relacionados ao garimpo ilegal. A fiscalização, conduzida pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com o apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil, teve como foco a fiscalização de oito garimpos na região. Durante a operação, foi constatado que alguns desses garimpos operam sem licença ambiental, caracterizando atividades ilegais.

A operação utilizou tecnologia de ponta, como imagens de satélite de alta resolução, para detectar alterações não autorizadas na vegetação nativa ou em áreas de regeneração. Além disso, a base de dados do órgão ambiental foi fundamental para identificar locais onde havia indícios de crimes ambientais. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As equipes fiscalizaram oito pontos de garimpo na região, sendo que alguns não possuem Licença de Operação para a atividade de extração mineral. No local, foi apreendido um motor estacionário com motobomba.

A fiscalização identificou ainda que a atividade garimpeira causou danos em uma área de preservação permanente e descumprimento de embargos. Também foi fiscalizado um empreendimento licenciado que não cumpria todas as condicionantes para a Licença de Operação.

Após a operação integrada, os órgãos responsáveis confeccionaram oito relatórios técnicos, foram emitidas seis autuações, duas notificações, quatro embargos e um termo de apreensão e um termo de inutilização e destruição de equipamento.

 

A operação foi conduzida pela Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o objetivo de combater crimes ambientais na região de Carlinda. As ações realizadas incluíram o monitoramento e fiscalização das mudanças na vegetação, especialmente em áreas onde houve desmatamento ou degradação não autorizada. 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation