PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A operação integrada de combate à extração ilegal de minério no município de Carlinda, no Mato Grosso, realizada entre os dias 18 e 23 de novembro, foi um esforço conjunto para combater crimes ambientais relacionados ao garimpo ilegal. A fiscalização, conduzida pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com o apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil, teve como foco a fiscalização de oito garimpos na região. Durante a operação, foi constatado que alguns desses garimpos operam sem licença ambiental, caracterizando atividades ilegais.
A operação utilizou tecnologia de ponta, como imagens de satélite de alta resolução, para detectar alterações não autorizadas na vegetação nativa ou em áreas de regeneração. Além disso, a base de dados do órgão ambiental foi fundamental para identificar locais onde havia indícios de crimes ambientais.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
As equipes fiscalizaram oito pontos de garimpo na região, sendo que alguns não possuem Licença de Operação para a atividade de extração mineral. No local, foi apreendido um motor estacionário com motobomba.
A fiscalização identificou ainda que a atividade garimpeira causou danos em uma área de preservação permanente e descumprimento de embargos. Também foi fiscalizado um empreendimento licenciado que não cumpria todas as condicionantes para a Licença de Operação.
Após a operação integrada, os órgãos responsáveis confeccionaram oito relatórios técnicos, foram emitidas seis autuações, duas notificações, quatro embargos e um termo de apreensão e um termo de inutilização e destruição de equipamento.