Cuiabá, 12 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,91
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024, 14:30 - A | A

10 de Dezembro de 2024, 14h:30 A- A+

Política e Eleições / SOMENTE EM 2025

Abilio vai ao Legislativo Municipal em busca de impedir que vereadores votem na Lei Orçamentária Anual

"Se optarem por adiar, a gente terá tempo hábil para fazer a substituição. Se eles quiserem votar agora, a gente faz a substituição do projeto como um todo em 2025”

ELISA RIBEIRO

O prefeito eleito Abilio Brunini (PL) esteve na Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta terça-feira (10) e pediu aos vereadores que adiem a votação da perça orçamentária para o ano que vem. Ele afirma que está com dificuldades de obter informações financeiras junto a atual administração municipal e, por conta disso, não conseguir finalizar as alterações necessárias.
 
"Provalemente, a reforma administrativa será feita em fevereiro e a LOA com as alterações que a gente pretende encaminhar para fevereiro também. Vou pedir para eles possam adiar para o ano que vem a votação. Se optarem por adiar, a gente terá tempo hábil para fazer a substituição. Se eles quiserem votar agora, a gente faz a substituição do projeto como um todo em 2025”, explicou Brunini. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL


Vale lembrar que, a Lei Orçamentária Anual (LOA)  já estava tramitando na Câmara de Cuiabá, mas no início do mês passado o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) requereu o documento de volta, atendendo a uma solicitação de Abilio, para que ele pudesse fazer as mudanças que achasse necessária.

O liberal acreditava que conseguiria finalizar as adequações durante o período de transição, mas afirma que tem encontrado certa resistência por parte da atuação administração. Diante disso, optou por assumir o Palácio Alencastro, se inteirar de toda a situação para somente aí, terminas as mudanças na peça orçamentária e enviá-la para o poder Legislativo.

“A gente optou por ter acesso a esses dados em janeiro de 2025 , fazer a compatibilidade da LOA que o atual prefeito encaminhou com as nossas sugestões de alteração e também fazer uma proposta de reforma administrativa”, informou.  

Desta forma, ele pretende finalizar a LOA em janeiro e enviar o projeto de reforma administrativa em fevereiro.  “Algumas secretarias vamos fundir, outras a gente vai dividir. Vamos mudar o número de cargos para um número menor. Algumas atividades vão mudar de pasta”, finalizou. 

Abílio explicou algumas mudanças que já estão definidas, mas ainda existem outras que serão implementadas. Serão realizadas algumas fusões de secretarias e divisões de outras. A única certeza é que haverá cortes de cargos comissionados.

"Fusão de planejamento e fazenda, como era antigamente. Separar esporte e cultura, dar protagonismo para Inclusão e Acessibilidade. A causa animal vamos dar uma pasta específica, a gente não tem certeza se será adjunta ou terá uma secretaria própria. Mas isso vem de um conceito, porque hoje ela é uma adjunta de Meio Ambiente e tem a previsão de um Hospital Veterinário dentro dela, então não funciona muito bem a gestão disso. Então, a gente vai reorganizar algumas pastas", detalhou.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation