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Política e Eleições Sexta-feira, 05 de Julho de 2024, 16:41 - A | A

05 de Julho de 2024, 16h:41 A- A+

Política e Eleições / CONCESSÃO DA BR-163 MS

Ampliada, comissão de parlamentares da ALEMS para acompanhar Rota do Pantanal passa a ter seis membros

Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, em trecho denominado “Rota do Pantanal”, tem, agora, a deputada Mara Caseiro e Caravina como novos integrantes

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, no trecho conhecido como “Rota do Pantanal”, passou a contar com seis deputados como membros. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) publicou o Ato 81/2024 na edição do Diário Oficial do Parlamento desta quarta-feira (3), incluindo a deputada Mara Caseiro (PSDB) e o deputado Caravina (PSDB) como novos integrantes da comissão.  A inclusão dos novos integrantes resulta de aprovação pelo Plenário de requerimentos feitos pelos parlamentares.  

Instituído pelo Ato 73/2024, a Comissão tem como membros, além dos dois novos integrantes, deputada Mara Caseiro e o deputado Caravina, os parlamentares Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT), Roberto Hashioka (União) e Pedrossian Neto (PSD). Esse último deputado foi incluído na comissão pelo Ato 79/2024, publicado no mês passado.

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Comissão Temporária

A Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS foi formada a partir de um grupo inicialmente designado para acompanhar a audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 22 de março de 2023 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Durante essa audiência, foi informado que os custos relativos à concessão do trecho Rota do Pantanal (parte norte da BR-163 em Mato Grosso do Sul) totalizam R$ 7,1 bilhões, que serão aplicados ao longo dos 30 anos do novo contrato.

Com de 379,6 quilômetros, a Rota do Pantanal compreende trecho que liga o entroncamento com a BR-262/MS, em Campo Grande, ao fim da Ponte Rio Correntes, na divisa com Mato Grosso. "Com a relicitação da concessão, pretende-se garantir uma logística eficiente por meio da integração da malha, reduzir custos, ampliar a capacidade de transportes e aumentar a competitividade do país. O trecho da BR-163/MS tem importância por promover a logística regional de escoamento da produção agrícola de soja e milho, contribuindo para o desenvolvimento regional do centro-oeste do país", afirma a ANTT.

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