ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Com 19 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, a Câmara de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (16) a mensagem da prefeitura que autoriza a concessão do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. A mensagem tramitou em regime de urgência na última sessão antes do recesso parlamentar.
Em meio à votação, a Câmara de Cuiabá aprovou a proposta, mas adicionou uma emenda ao pedido, que obrigada o município a prestar contas ao Legislativo com os locais onde o dinheiro do empréstimo for aplicado.
Na mensagem, o Executivo Municipal justifica que a concessão será importantes para a manutenção da estrutura do estádio, que passou por reforma e foi reinaugurado em 2022, além da realização de investimentos na infraestrutura.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
"A título de contrapartida pelo uso do bem público a concessionária deverá realizar investimentos obrigatórios em infraestrutura diretamente no bem objeto da presente licitação, pagamento de outorga, e a título de contrapartida social, disponibilizar ao Município de Cuiabá, de modo permanente, grade de horários para utilização do bem imóvel pela comunidade", diz trecho do projeto.
Conforme o texto, o montante deverá custear a pavimentação de bairros, a finalização das obras do Contorno Leste, do Mercado do Porto e também será usado para a instalação de usinas fotovoltaicas (solares) na Capital.
Com a concessão autorizada, o Executivo deverá realizar audiências públicas até formalizar a licitação para a concessão. Nos bastidores, especula-se que o Mixto Esporte Clube é um dos interessados em assumir a gestão do tradicional estádio.
Contorno Leste
No total, o Contorno Leste terá um traçado de 17,3 quilômetros de pista dupla. A gestão Emanuel Pinheiro já construiu cerca de 6,5 quilômetros da via (trecho entre os bairros Brasil 21 e Doutor Fábio). Os demais 11 km estão distribuídos entre o Distrito Industrial (BR-364 até o Brasil 21) e do Dr. Fábio até a interseção da Rodovia Emanuel Pinheiro (imediações da Fundação Bradesco).
O projeto do Contorno Leste conta com 17,3 km de extensão, pista dupla, iluminação com LED, ciclovias, faixas de rolamento, calçadas, acostamento, canteiro central, unindo o Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro, com aporte financeiro de cerca de R$ 125 milhões.