PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Sílvio Fidelis, atual secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, anunciou nesta sexta-feira (22), após a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Luís Reveles Pereira, que assumirá a Secretaria de Educação de Nobres em janeiro de 2025 a convite do prefeito eleito Zé Domingos. Fidelis, conhecido por sua experiência em gestão educacional e administrativa, destacou que sua gestão em Nobres focará na ampliação do acesso à educação de qualidade, modernização de práticas pedagógicas e valorização dos profissionais da área.
O convite foi recebido com entusiasmo por Fidelis, que declarou: "Eu recebi o convite do prefeito Zé Domingos e nós vamos estar terminando o nosso trabalho em Várzea Grande. De fato, é um convite muito interessante e com certeza eu vou estar participando da equipe dele no próximo ano."
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Além de sua nova função, Fidelis continuará como presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) em Mato Grosso e vice-presidente da entidade em âmbito nacional. Ele reforçou seu compromisso com a educação pública, mencionando que a mudança para Nobres representa um novo desafio em sua carreira, após legados marcantes em Cuiabá e Várzea Grande.
A expectativa é de que sua atuação traga avanços significativos para o sistema educacional de Nobres, alinhando-se às diretrizes da administração de Zé Domingos.
G20 no Rio de Janeiro
Sílvio Fidelis, à frente da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, tem desempenhado um papel de liderança que transcende o município, refletindo também em todo o estado de Mato Grosso, que atualmente vive uma de suas melhores fases educacionais. Como presidente da UNDIME/MT e vice-presidente da UNDIME nacional, Fidelis tem representado Várzea Grande e o estado em diversos encontros, fóruns e seminários em todo o Brasil. Sua atuação tem sido fundamental para evidenciar que os avanços educacionais são impulsionados, em grande parte, pela ação direta dos municípios. A melhoria da educação, segundo ele, tem origem na base, nas iniciativas e esforços locais, reforçando a importância da gestão municipal na transformação do cenário educacional.
Na última terça-feira (19), Fidelis participou do evento "Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável", promovido pela Education Above All (EAA) na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. O evento teve como foco as prioridades do Brasil na presidência do G20, abordando a educação como motor de progresso social e desenvolvimento sustentável.
Na qualidade de presidente da UNDIME/MT e vice-presidente da UNDIME nacional, Silvio Fidelis representou Várzea Grande e Mato Grosso ao lado do secretário de Estado de Educação, Allan Porto. A cúpula deste ano do G20 destacou a inclusão social, as transições energéticas sustentáveis e a reforma da governança global, com ênfase na educação como chave para esses avanços.
O evento reuniu lideranças educacionais com o objetivo de evidenciar como a educação pode impulsionar a saúde pública, combater os efeitos das mudanças climáticas e alcançar os objetivos de inclusão social e desenvolvimento sustentável preconizados pelo G20.