Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 08 de Agosto de 2024, 16:40 - A | A

08 de Agosto de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / "A MENTIRA DESTRÓI VOTO"

Campanha do Tribunal Superior Eleitoral convoca eleitorado para enfrentamento das mentiras nas eleições

TSE desenvolveu uma cartilha para o eleitorado com diversas informações sobre a Justiça Eleitoral

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A campanha informativa “A mentira destrói seu voto”, lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) em Brasília (DF) teve como objetivo promover a importância do jornalismo profissional na disseminação de informações corretas e confiáveis, especialmente em um contexto de eleições. A iniciativa contou com a colaboração de outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo, reconhecendo o papel fundamental da imprensa como um canal de comunicação essencial para a população.

Essas entidades são:

- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

- Agência Lupa

- Associação de Jornalismo Digital (Ajor)

- Alright

- Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner)

- Associação Nacional de Jornais (ANJ)

- Aos Fatos

- Coar

- Instituto Palavra Aberta

- Projeto Comprova

- Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor)

A campanha lançada pela Justiça Eleitoral chama os eleitores e eleitoras a participar ativamente no combate às fake news durante as Eleições Municipais de 2024. Uma das iniciativas destacadas é a criação de uma cartilha no formato playbook, especialmente desenvolvida para orientar o público sobre como identificar e enfrentar a desinformação. Essa cartilha foi elaborada com uma linguagem adaptada para atender às diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de alcançar e educar um público mais amplo e diverso, fortalecendo o processo eleitoral.

A união entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diversas associações de jornalismo tem como objetivo principal fortalecer o combate à desinformação e garantir que os eleitores tenham acesso a informações confiáveis, reforçando assim a confiança no processo democrático.

Durante o lançamento da campanha, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou a importância de união em prol da democracia, especialmente em um ano eleitoral. Ela relembrou o contexto de 2022, marcado por divisões e isolamentos provocados por "vírus psíquicos" que afastaram as pessoas. Para 2024, a ministra enfatizou a necessidade de superar essas divisões e se reunir em torno de valores comuns, como a democracia e a liberdade. “Este [2024] é um ano em que o Brasil pode chegar junto, independentemente do que se pense, do que se vote, de qual é a escolha. Agora é hora de nos reunirmos de novo. Somos um povo todo querendo democracia e liberdade para todos, especialmente no período eleitoral”, declarou Cármen Lúcia.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Em 2022, nós estávamos isolados e separados por raivas que também constituem vírus psíquicos, vírus anímicos que nos separavam e nos isolavam. Este [2024] é um ano em que o Brasil pode chegar junto, independentemente do que se pense, do que se vote, de qual é a escolha. Agora é hora de nos reunirmos de novo. Somos um povo todo querendo democracia e liberdade para todos, especialmente no período eleitoral”, declarou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o enfrentamento a mentiras nas Eleições Municipais de 2024 deve ser feito com o auxílio da população. “Queremos eleições limpas, livres de desinformação, de mentiras, de artifícios que têm apenas a intenção de desequilibrar a disputa. O apoio de cada cidadão e cidadã é fundamental nesse processo, e isso pode ser feito com atitudes simples, como evitar o compartilhamento de informações duvidosas e falsas, participar ativamente das discussões das propostas de candidatos e candidatas e ser uma pessoa multiplicadora dessa campanha de conscientização”.

Cartilha para eleitores e eleitoras

A cartilha Como Funciona o TSE para os Eleitores foi criada para orientar eleitoras e eleitores sobre o processo eleitoral e combater a desinformação. Em suas 52 páginas, o material oferece uma ampla gama de informações, cobrindo todos os aspectos essenciais do processo eleitoral, desde as atribuições do TSE nas eleições gerais e municipais até a segurança do voto e a importância da participação na democracia.

O conteúdo inclui detalhes sobre a relação entre o Tribunal e os eleitores, o papel dos mesários, a segurança das urnas eletrônicas, e como proceder em situações adversas. Também oferece instruções sobre como denunciar irregularidades e verificar a veracidade de notícias por meio da página Fato ou Boato do TSE.

A cartilha destaca ainda as ações de acessibilidade e diversidade, a história das urnas eletrônicas, e fornece um passo a passo para votar e acompanhar a apuração dos votos. Para facilitar a compreensão, o material inclui um glossário com termos técnicos e suas explicações, tornando a informação acessível a um público diversificado.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation