Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 07 de Março de 2024, 15:02 - A | A

07 de Março de 2024, 15h:02 A- A+

Política e Eleições / AUDIÊNCIA PÚBLICA

Escoamento da safra é tema de debate na Comissão de Agricultura na Câmara do Senado

O escoamento da safra agrícola vem enfrentando diversas dificuldades no Brasil, como problemas de logística e baixa integração multimodal

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (06), a Comissão Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizou uma audiência pública onde foram abordados sobre os desafios enfrentados pelos produtores rurais brasileiros no escoamento da safra nos próximos anos e alternativas para enfrentar os problemas logísticos no transporte de grãos no país. O debate foi solicitado pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que destacou a necessidade de mais investimentos em infraestrutura para solucionar esses problemas. Também estiveram presentes especialistas representantes do governo e do setor privado de portos. 

Já sabemos que o Brasil, atualmente, é um dos maiores exportadores mundiais de carne e grãos, e a eficiência da infraestrutura logística, seja por meio de ferrovias, portos e rodovias bem estruturadas é vital para manter essa posição competitiva.

De acordo com os participantes da audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, ainda precisam de maior atenção no Brasil. Os principais problemas apontados foram a má qualidade das rodovias, a oferta insuficiente de ferrovias e hidrovias e a baixa integração multimodal.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O vice-presidente do colegiado, Jaime Bagáttoli, (PL-RO), defendeu mais investimentos em infraestrutura. "E os gargalos que nós temos hoje no Brasil sobre o escoamento da produção brasileira. Nós sabemos que o Brasil é o maior exportador de soja do mundo, nós temos o maior rebanho bovino do mundo e nós temos as maiores dificuldades logísticas que um país que não é só um país, é do tamanho de um continente, dizer para vocês que se nós não olharmos profundamente para investirmos em infraestrutura, abraçarmos essa causa".

Já o representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Albert Vasconcelos, ressaltou as dificuldades de acesso aos portos. 

"A gente tem que olhar também, ter essa visão para lá, porque a logística não significa simplesmente o porto. Mas eu tenho que chegar até o porto, então tem que ter os acessos. E não é só o rodoviário e o ferroviário, não. É o acesso aquaviário. Se você pegar os grandes países, os desenvolvidos, a matriz é basicamente 30-30-30. Então você tem 30% na rodovia, 30% na ferrovia e 30% nas hidrovias. Hoje aqui no Brasil, eu tenho hoje uma... na parte hidroviária, ele não ultrapassa 10%", declarou Albert.

Arco Norte

Um dos exemplos de eixo de transporte multimodal citados durante o debate no Senado foi o Arco Norte, responsável pelo escoamento de cargas e insumos pelos portos ao norte do Brasil, acima do paralelo 16.

O representante do Ministério dos Transportes, Fabrício Galvão, apresentou as perspectivas da pasta para os investimentos e melhorias nas rotas de escoamento de produção em 2024.

"Como perspectivas para 2024, nós queremos investir o que já investimos no Arco Norte de 2 Bi para 2.66 e no Arco Sul-Sudeste de 1.5 Bi que já investimos em 23 para 2,05 Bi. Queremos viabilizar licenciamentos, 60 obras estruturantes que nós queremos fazer entregas ou ordens de serviço", afirmou Galvão.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, 71% das produções de soja e milho se concentram nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste; e 63% das exportações desses grãos acontecem via portos localizados no sul e sudeste do país. 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation