Cuiabá, 17 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,07
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025, 13:40 - A | A

16 de Janeiro de 2025, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / AÇÃO INTEGRADA

Lula conversa com presidente do Conselho Europeu António Costa e acertam retomada da reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia

Ambos os presidentes abordaram os esforços necessários para defesa da integridade da informação em ambientes digitais

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (15), para o presidente do Conselho Europeu, António Costa,  para cumprimentá-lo pela eleição ao novo cargo e pela posse, ocorrida em dezembro passado. Lula reiterou ter certeza de que repetirão a excelente colaboração que tiveram quando Costa ocupava o cargo de primeiro-ministro de Portugal.

Ambos concordaram em retomar em Brasília, ainda no primeiro semestre, a reunião de Cúpula entre Brasil e União Europeia, que não se realiza há 11 anos. A Cúpula envolve a participação do chefe de Estado brasileiro, de António Costa, como presidente do Conselho Europeu, e de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Lula ressaltou que a conclusão das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia foi um grande resultado para os dois blocos. Destacou, ainda, que a partir de agora será essencial garantir condições para assinatura do Acordo e que o Conselho Europeu terá papel fundamental nesse processo.

Lula confirmou que o Brasil conta com a União Europeia nos esforços multilaterais em defesa da integridade da informação em ambientes digitais, visando à construção de ambientes digitais seguros e confiáveis, alinhados com os valores democráticos. Também mencionou a importância de trabalhar juntos em defesa da soberania regulatória diante da atuação das grandes corporações de tecnologia.

O presidente brasileiro sublinhou a expectativa de que o próximo Diálogo Digital entre o Brasil e a União Europeia, que será realizado dias 13 e 14 de fevereiro em Bruxelas, possa avançar nessas discussões.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation