Cuiabá, 18 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,67
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 18 de Março de 2025, 14:51 - A | A

18 de Março de 2025, 14h:51 A- A+

Política e Eleições / "NÃO VAMOS ACEITAR ISSO"

Max Russi reforça compromisso com os produtores e destaca a atuação da AL para frear iniciativas como a moratória da soja

Na abertura da Farm Show, parlamentar destacou a atuação da Assembleia Legislativa na defesa da Lei n° 12.709/2024

DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), participou da abertura da 9ª edição da Farm Show MT, em Primavera do Leste, na segunda-feira (17). O evento é uma das maiores feiras de negócios do Centro-Oeste, com mais de 400 expositores e participantes de 60 países. 

Ao lado de outras autoridades, entre elas o governador do estado, Mauro Mendes (União), e o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Sérgio Ricardo, Russi reforçou o compromisso com os produtores e destacou a atuação da ALMT para frear iniciativas como a moratória da soja. 

“Não vamos aceitar isso. O que for preciso fazer, seja por meio de legislação ou mesmo de outras formas de apoio, os produtores podem contar com o Parlamento estadual”, disse Max Russi.

Moratória da soja é o nome dado ao pacto entre entidades representativas dos produtores de soja, organizações não governamentais (ONGs) e o governo federal com o propósito de proibir a compra de soja proveniente de áreas desmatadas na Amazônia. Em resposta a essa iniciativa, a ALMT aprovou a lei n° 12.709/2024, que, entre outros pontos, veda a concessão de benefícios fiscais a empresas que participem de acordos como o proposto pela chamada moratória da soja. 

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu decisão cautelar suspendendo a Lei nº 12.709/2024 e demonstrou preocupação quanto ao possível aumento do desmatamento na Amazônia. A Assembleia Legislativa se manifestou na Ação Direta de Inconstitucionalidade 7.774, que tramita no STF, contestando o pedido de suspensão da norma estadual e, em fevereiro deste ano, uma comitiva de deputados se reuniu com o ministro Dino para discutir a questão. 

A lei em questão não trata exclusivamente da moratória da soja, mas estabelece critérios para a concessão de incentivos fiscais a empresas do agronegócio em Mato Grosso, tornando necessária a revisão e adequação das práticas comerciais no estado.

Farm Show MT

É uma feira comercial, pensada para a geração de negócios e que tem uma diversidade de setores dedicados a buscar soluções práticas e viáveis para otimizar a produção em todas as fases, com a presença de empresas do ramo de Sementes, Defensivos, Nutrição, Armazenagem, Veículos Leves e Pesados, Aviação Agrícola, Agricultura de Precisão, Máquinas Pesadas, Irrigação, Pecuária, Agências Bancárias, Segurança no Campo, entre outras.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, a Farm Show MT teve início como uma feira agropecuária e se transformou em feira de negócios, graças ao Sindicato Rural de Primavera do Leste, que enxergou todo o potencial do evento e da região.

A edição deste ano segue até 21 de março. Em 2024, a feira teve público superior a 50 mil visitantes, mais de 350 expositores e negociações acima de R$ 1,8 bilhão em negócios. Também participaram da abertura do evento os deputados Gilberto Cattani (PL) e Chico Guarnieri (PRD).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation