Cuiabá, 20 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,70
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2025, 17:23 - A | A

17 de Fevereiro de 2025, 17h:23 A- A+

Política e Eleições / ALERTA MÁXIMA

Secretária de Saúde Lúcia Helena revela aumento de 1755 casos confirmados de Chikungunya e 690 para Dengue em Cuiabá

Recomenda-se a manutenção das medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, com destaque para a participação da comunidade, principalmente diante do cenário de chuvas neste período anual, a fim de evitar a propagação das Arboviroses

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio participou nesta segunda- feira (17), da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, para esclarecer sobre o funcionamento das unidades básicas de Saúde em Cuiabá. Confira a reunião aqui.

O convite foi feito pela presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, vereadora Michelly Alencar (União Brasil), e encaminhado pelos parlamentares Michelly Alencar (UB), Ilde Taques (PSB) e Alex Rodrigues (PV). A Comissão enviou um ofício com uma série de questionamentos sobre o funcionamento das unidades básicas de saúde. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico, nas 6 primeiras semanas epidemiológicas (SE) de 2025, os números de casos notificados de Dengue e Chikungunya foram superiores ao apresentado em 2024 no mesmo período. A média de notificações de Dengue em 2025 é de aproximadamente 146 casos notificados por semana, enquanto em 2024 a média, neste mesmo período, foi de aproximadamente 41 notificações, representando um aumento de 258%.  A Chikungunya apresenta, em 2025, uma média de aproximadamente 308 casos notificados por semana, enquanto em 2024 a média era de aproximadamente 4 notificações; o que evidencia um aumento de 7.939%, comparando ao mesmo período.

Em 2025 não houve confirmação de óbito por Dengue, enquanto que para a Chikungunya foram confirmados 6 óbitos e 2 seguem em investigação. É importante reforçar que esses números podem aumentar devido às notificações tardias que ainda não foram inseridas no sistema. Recomenda-se, portanto, a manutenção das medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, com destaque para a participação da comunidade, principalmente diante do cenário de chuvas frequentes neste período anual, a fim de evitar a propagação da Dengue, Chikungunya e Zika, como também a sobrecarga nos serviços de saúde.

Houve 899 casos de Dengue notificados e confirmados 690. Já da Chikungunya foram notificados 1849 casos e confirmados  1.755.

A última atualização da Vigilãncia Sanitária foi no dia 13 de fevereiro. 

 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

 

Na reunião de Comissão de Saúde, a secretária da Saúde explicou quais são as medidas emergênciais que estão sendo implementadas para amenizar a superlotação das Upas e Policlínicas de Cuiabá. "Fazer escolhas neste momento é um pouco complicado, porque você não pode adotar medidas permanentes para situações que são ocasional". 

 

Ampliação do horário estendido das UPAS

 

Algumas Unidades Básicas tiveram horário estendido com o objetivo de dividir as Upas e os atendimentos e os pacientes com quadros menos graves. 

Segundo a secretária de saúde, o que estava sendo identificado é que "independente de ter uma epidemia ou não, estava tendo um predomínio de pacientes de classificação verde que não se classifica nas UPAS, mas pacientes de casos pouco graves. Dividindo essa atribuição conseguiríamos desafogar um pouco as UPAS".

Importante ressaltar que o verde atende nas UPAS, mas pelo que estva havendo um número muito alto de classificação verde, acabou gerando uma super-lotação nessas unidades.

 

Medida por Demanda Expontânea

 

Segundo a secretária, a ampliação de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) está previsto no ordenamento do SUS (Sistema Único de Saúde), que as Unidades Básicas de Saúde também tenham atendimento  de forma expontânea  de maneira habtual. 

Nos casos seria consultas dias que o paciente vai lá e é aclhido pela enfermagem  e se houveru m atendimento quie ele deve ser atendido naquele  momento é feito o atendimento. Se houver o entendimento no aqcolhimento  que pode ser agendado no dia seguinte ou depois  é feito  esse ordenamento.

Sobre a baixa procura nas Unidades Básicas de Saúde, a secretrária afirma "é a baixa resolutividade que nós temos nelas. As pessoas trabalham, tem o seu dia corrido, então eles querem ir para um atendimento onde ele seja mais resolutivo, que ele possa realizar o seu exame ou ter sua consulta especializada  agendada e nós infelizmente não temos isso nas unidades Básicas de Saúde e isso é um dos grandes desafios de que nós temos", afirma. 

Lúcia Helena explica que na maioria das vezes o paciente desconhece que pode ir nas Unidades Básicas de Saúde. "Essa epidemia que nós estamos enfrentando vai servir pra  mostrar para a população que a Unidade Básica de Saúde é a porta der entrada do Sistema Único de Saúde, é lá que ela deve ser acolhida. E a partir desse acolhimento ela vai ser direcionada  para o melhor atendimento que ela precisa". 

Atendimento exclusivo para atendimento de classificação verde nas UPAS

Foi criado uma sala para atendimento, onde é realizado a triagem, o paciente é atendido e vai embora. São casos que não vai solicitar que o paciente faça exames. São casos que nem sempre, o paciente precisará fazer o exeme, o que será avaliado pelo médico.  Segundo a secretária, com isso "desafogou também os casos das Upas", explica. 

 

Aumento de número de plantonista 

 

De acordo com Lúcia Helena, foi possível aumentar a escala médica na enfermagem nos dias de maior pico de atendimento médico. Segundo a secretária, teve 1.700 pessoas  nas UPAS em apenas 12 horas. "Houveram realmente dias que foram muito dfíceis... Sem falar naquele atendimento que o paciente fez o exame, foi internado e tem que ser revisto pelo médico. Tivemos aí momentos de grande dificuldade'. 

A secretária explica que foi conversado com os médicos que atuam na pediatria nas Upas, que nos momentos que não houvesse atendimentos na parte infantil, fosse possível auxiliar com os outros atendimentos que atendem adultos. 

Lúcia Helena explica que não existe médico pediatra especialista atendendo. "Nós não temos pediatras especialistas. Nós temos médicos que estão capacitado para atender  qualquer tipo de paciente. Então, eles se despuseram e isso realmente  está acontecendo ainda. Na hora de fluxo maior,  eles se dispoem não havendo crianças para serem atendidas também, eles se dispõem para atenderem adultos também. 

Foi criado Leito de Retaguarda de curta duração 

Para atender aquele paciente que  vai tomar uma segunda  dose do soro, que não necessariamente precisa ser internado  para aquele tratamento. "Nós criamos Leito de Retaguarda  onde eles poderiam ficar, receber aquela medicação emergencial  e ir direto para sua casa".

 

Implemantação de Exames Laboratorais

Foi implementado exames laboratorais para os pacientes que precisam desse tipo de atendimento.

Arboviroses em Cuiabá 

No dia 23 de janeiro, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, assinaram um decreto que declara estado de emergência na Saúde Pública do município devido ao risco de epidemia de arboviroses. A decisão foi tomada em resposta ao cenário epidemiológico atual, que apresenta um aumento significativo nos casos notificados de doenças como dengue, chikungunya e outras arboviroses, conforme dados do Sistema de Vigilância em Saúde. O decreto entra em vigor na data de sua assinatura e terá validade de 60 dias.

Diante disto, foi  instaurado o Comitê de Operações Emergenciais (COE), em parceria com a Vigilância de Saúde, para avaliar os novos casos notificados no município. Os bairros com maior índice de casos são vistoriados pelos agentes de saúde e é realizado um mutirão durante a semana. 

No momento não há nenhum caso de morte registrado por dengue. Já por chikungunya foram registrados. 

A secretária explica que se reúne semalnalmente avaliando os casos novos que foram notificados, nem todos são confirmados. Onde há troca de informações  e mapeamento de bolsões onde há maior casos de ocorrência de arboviroses  e o planejamento  das ações que são realizadas no sábado, que foi o dia eleito para isso, por tempo indeterminado. "Todas as  quintas-feiras nós  nos reunimos  com a Vigilância em Saúde junto com outras Secretarias para avaliar os casos de como eles estão evoluindo e as ações que estão sendo feitas no sábado".  

Plano de Contigênciamento

 Foi elaborado o Plano de Contigênciamento das Aborviroes. São ações a serem elaboradas, visando o controle da propagação da dengue, zika e chikungynia  com planejamento das ações possíveis. "Existe todo um planejamento das ações que tem que ser protocolado  entre as Unidades Básicas de Saúde, Upas e  hospital. Então essa reunião semanal  faz com que a gente veja  como está sendo o fluxo  desses casos  e planeje essas ações". 

 

Agentes Comunitários de Saúde - ACS

 

A falta de agentes nas unidades básicas de saúde será atendido por um processo seletivo que foi realizado recentemente e no ultimo concurso feito pela Prefeitura. Será feito um redesenho na Atenção Básica de Saúde e serão contratados responsáveis técnicos e médicos para as unidades de saúde. "A gente eleje um bairro durante aquela semana  e programamos  naquela semana  naquele bairro e no sábado faz aquele mutirão. 

A secretária explica que os bairros visitados foram o Dom aquino e Pedra 90. "Na reunião de quinta (20) vamos eleger o próximo bairro. 

Ela ressalta que não tem como fazer limpeza em todos os bairros de forma imediata "Durante a semana é feita uma programação  para  ver quais bairros serão eleitos. "Limpeza geral, nos córregos e terrenos baldios  e casas fechadas. A Ordem Pública permite que  a gente entre com  a Vigilãncia Sanitária  nessas residências fechadas  para ver se tem algum criadouro  dos mosquitos". 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation