Cuiabá, 25 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,83
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 07:40 - A | A

24 de Fevereiro de 2025, 07h:40 A- A+

Política e Eleições / REGULAÇÃO NÃO PERCA

Secretaria Municipal de Saúde orienta população a manter Cartão SUS para evitar perda de exames e cirurgias

A atualização dos dados do Cartão SUS é essencial para garantir que os pacientes sejam contatados e recebam o atendimento necessário, agilizando o fluxo de agendamentos e otimizando o uso das vagas disponíveis no sistema público de saúde

DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) orientam pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias a manterem o cartão SUS atualizado. O objetivo é chamar a atenção evitar a perda de agendamentos, exames e até cirurgias. De acordo com a diretora técnica do HMC, Fanavya Sulzbacher, a dificuldade das equipes de regulação em contatar os pacientes tem gerado prejuízos ao atendimento e atrasos no fluxo de procedimentos.

“Nos próximos 60 dias, vamos fazer 5 chamadas, através do WhatsApp, e a pessoa precisa dar um retorno. Caso contrário, automaticamente negativamos o agendamento dela para a central de regulação, porque estamos enfrentando muitos casos de pacientes que são chamados e não comparecem. Depois das 5 chamadas sem resposta, o paciente perde a vez, e o processo é reiniciado”, explicou Sulzbacher.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A diretora reforçou que a atualização dos dados deve ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. O número de WhatsApp do NIR Ambulatorial do HMC (65) 99278-6626, será utilizado exclusivamente para envio de notificações e confirmações de agendamentos, não sendo possível realizar a atualização cadastral por esse canal.

“Não adianta o paciente entrar em contato pelo WhatsApp para informar que trocou de número. A atualização só pode ser feita no posto de saúde, porque é a unidade que faz a atualização na base e essa informação sobe para a central de regulação”, destacou a diretora.

Caso o paciente perca a vez por falta de atualização, será necessário reiniciar todo o processo de regulação na UBS, o que pode resultar em mais tempo de espera. Sulzbacher alertou ainda que há pacientes aguardando há três ou quatro anos e que o HMC tem vagas disponíveis para atender, mas precisa da colaboração dos pacientes.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Eu tenho vaga para operar, para consultas com especialistas e para exames, mas a pessoa precisa comparecer. Quem está realmente precisando, por favor, procure a unidade básica e atualize seu cadastro. Quem está precisando, vai procurar”, finalizou Sulzbacher.

A atualização dos dados do Cartão SUS é essencial para garantir que os pacientes sejam contatados e recebam o atendimento necessário, agilizando o fluxo de agendamentos e otimizando o uso das vagas disponíveis no sistema público de saúde.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation