Cuiabá, 28 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,87
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025, 14:56 - A | A

27 de Fevereiro de 2025, 14h:56 A- A+

Política e Eleições / ESCOLA TRADICIONAL

Secretário desmente fechamento do Liceu Cuiabano: "Informação mal interpretada"

A notícia do suposto fechamento circulou durante uma reunião no auditório da escola na noite de quarta-feira (26)

R.BLATZ
DA REDAÇÃO

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, negou, na manhã desta quinta-feira (27), o fechamento da tradicional Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá, e afirmou que a unidade passará por uma reforma.

A notícia do suposto fechamento circulou durante uma reunião no auditório da escola na noite de quarta-feira (26).

Em vídeos que circulam nas redes sociais, um dos professores da unidade relatou que a secretaria teria dado um prazo de 60 dias para iniciar a reforma e que os educadores e alunos seriam "pulverizados" para outras unidades.

De acordo com Porto, o Governo do Estado investirá R$ 11 milhões na restauração do prédio histórico, que será realizada sem a necessidade de realocar alunos e professores para outras escolas.

"O Liceu Cuiabano não vai fechar. Ontem, mesmo, estive com o diretor Lucas [Vaz], coordenadores e alunos, e decidimos que a reforma será feita com os estudantes dentro da escola. Vamos organizar os espaços para garantir o atendimento", afirmou o secretário.

Alan Porto explicou que foi discutido outras alternativas com a direção da escola como a realocação para um prédio alugado ou transferência temporária para unidades próximas, o que acabou gerando um mal entendimento.

"Infelizmente, parte da informação foi mal interpretada e espalhada de forma errada. O Liceu é uma referência histórica e educacional do nosso estado, e jamais tomaríamos uma decisão sem respeitar sua importância", ressaltou.

A obra, conforme o secretário, passou um ano em fase de planejamento e aprovação na Secretaria de Cultura por ser um bem tombado, e deve durar dois anos.

Segundo ele, o plano é dividir as obras em blocos, permitindo que as aulas continuem na quadra poliesportiva e no anfiteatro durante a reforma.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation