Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 14 de Agosto de 2024, 13:40 - A | A

14 de Agosto de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / RECONHECIMENTO NACIONAL

Tribunal de Contas de MT recebe certificado de Garantia da Qualidade de Gestão

O certificado é referente ao ciclo de 2024 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC)

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu o Certificado de Garantia da Qualidade de Gestão no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) na terça-feira (13). O certificado foi concedido em reconhecimento ao desempenho do TCE-MT no ciclo de 2024, após dois dias de rigorosa avaliação das atividades do órgão.

O Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) faz parte do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O principal objetivo do MMD-TC é avaliar o desempenho dos tribunais de contas em todo o país, visando promover a melhoria contínua do sistema nacional de controle externo.

Através da Comissão de Garantia da Qualidade do projeto, diversos critérios são analisados, especialmente aqueles relacionados à transparência, eficiência, e qualidade das fiscalizações realizadas pelos tribunais de contas. Essa avaliação rigorosa garante que as instituições estejam alinhadas com os padrões mais elevados de governança e controle, assegurando a boa gestão dos recursos públicos e a responsabilidade na administração pública.

Para o ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, que foi designado para supervisionar o processo internamente, a partir deste trabalho vem sendo garantida a melhoria contínua do sistema nacional de controle externo no país. “Todos os tribunais têm o comprometimento de cumprir com essas demandas para ter uma avaliação adequada e isso fez com que as instituições ascendessem.” 

Foi o que reforçou o coordenador técnico do MMD-TC, conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN), ao falar sobre os resultados alcançados pela instituição. “Não houve surpresa. Encontramos um Tribunal muito organizado, que cumpre com a grande maioria dos critérios do programa e que traz.”

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Entre as boas práticas adotadas, o Código de Processo de Controle Externo chamou a atenção da equipe. “É uma inovação que certamente será destacada para outras instituições. Notamos que há uma guinada dos tribunais buscando cada vez mais atuar para dar eficiência e efetividade às políticas públicas”, completou Jales.

Membro da Comissão, o conselheiro-substituto Francisco Júnior, do TCE de Rondônia, avaliou que, a partir do compartilhamento de boas práticas, o MMD-TC fornece instrumentos para que os tribunais de contas otimizem o trabalho. “Isso dá oportunidade para que os órgãos sejam ainda mais efetivos do que já vêm sendo”, pontuou. 

As atividades deste ciclo do MMD-TC serão encerradas com a divulgação dos resultados consolidados durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que será realizado entre os dias 11 e 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

O MMD-TC

Lançado pelo TCE-MT, o Marco de Medição foi implementado pelo Sistema Tribunal de Contas do Brasil em 2013, na gestão do conselheiro Antonio Joaquim à frente da Atricon. Na época, foi criado e institucionalizado o QATC, que consiste num conjunto de projetos voltados ao aprimoramento da governança, sendo o principal deles o MMD-TC, instrumento de avaliação que visa identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas, de fiscalização e julgadoras. O projeto também procura dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle. 

O MMD-TC conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation