ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O prefeito Abilio Brunini (PL), resolveu novamente montar um multirão para realizar limpezas nos bairros da capital. Segundo o ranking, Cuiabá mantém posição de destaque no ranking de óbitos por Chikungunya em MatoGrosso.
O estado lidera em número de óbitos pela doença, o que demanda ação imediata. É importante que todos redobrem os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti para conter o avanço da situação e seus impactos, e, evitar óbito.
O gestor municipal alegou que essa explosão de arbovires em Cuiabá, se dá por conta 'da falta de apoio da população no combate da dengue, zika e chikungunya e diante disto, é preciso tomar medidas mais duras para conter proliferação'.
Abilio afirmou que os agentes de endemias têm encontrado dificuldades de atuar nas residências no combate as arboviroses em Cuiabá. Logo depois, colocou sua equipe para multar proprietários que não cuidam de seus terrenos.
De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), o bairro Pedra 90 apresenta o maior número de casos de dengue na cidade, além de mais de 5 mil imóveis com possíveis focos de proliferação do mosquito. “Essa é uma ação necessária para reduzir o número de casos e eliminar criadouros. Precisamos do apoio da população para permitir o acesso dos agentes às residências e seguir as orientações de combate à dengue”, afirmou a coordenadora da Vigilância em Zoonoses.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Conforme o Boletim Epidemiolóogico da Secretaria de Saúde Municipal atualizado nesta quinta-feira (27), em Cuiabá tem 7.226 casos confirmados de chikungunya e 1.107 casos de dengue. 7.455 casos de chikungunya notifcados e 1.526 casos de dengue também notificados.
Ainda conforme o Boletim, Em 2025, não houve registros de óbitos por Dengue. No entanto, foram confirmados 20 óbitos por Chikungunya, e outros 9 casos estão sendo investigados.
Foi observado uma queda nas curvas dos gráficos, com os casos de Dengue diminuindo nas últimas 5 semanas consecutivas, ao contrário da Chikungunya, que apresenta números superiores em todas as SE em comparação com 2024, mas com uma tendência de queda das notificações (abaixo da média) a partir da SE 8. É importante ressaltar que esses números podem sofrer alterações devido a notificações tardias que ainda não foram registradas no sistema.
Multirão neste sábado e domingo
Segundo o prefeito de Cuiabá, a ação contará com a participação de mais de 800 servidores, entre profissionais de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e apoio da Polícia Militar. O mutirão começa às 7h da manhã e segue durante todo o período da manhã no sábado e domingo.
Ele afirma que os agentes de endemias têm encontrado dificuldades de atuar no combate à dengue e a chikungunya. O liberal afirma que os profissionais estão sendo impedidos de fiscalizar as residências por resistência dos próprios moradores.