ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O prefeito Abilio Brunini (PL), anunciou que o início das aulas na rede municipal de ensino será adiado para o dia 10 de fevereiro, após uma reunião com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andréa dos Santos, e comunicação prévia ao promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, devido a problemas estruturais em 10 das 171 unidades educacionais de Cuiabá, com a finalidade de garantir a segurança dos alunos.
Abilio Brunini destacou que a gestão municipal ainda não conseguiu contratar as empresas responsáveis pela manutenção e limpeza das escolas, além de enfrentar dificuldades na aquisição de materiais de limpeza por conta a repasses em atraso deixados pela gestão anterior. Ele também citou as fortes chuvas que agravaram a situação estrutural de algumas unidades, como a Escola Zeferino Leite de Oliveira, no bairro Pedra 90, onde há riscos elétricos sérios. "São 171 unidades e a gente ainda não teve a condição de contratar as empresas responsáveis pela manutenção e limpeza Considerando a situação da infraestrutura das escolas", afirmou.
A Secretaria Municipal de Educação, Solange Dias, garantiu que a grade curricular será ajustada para repor os dias letivos perdidos, cumprindo os 200 dias exigidos por lei. A gestão também ressaltou que avanços estão sendo alcançados, como a contratação de 1.700 Cuidadoras de Crianças com Deficiência (CADs), a garantia da merenda escolar e o funcionamento do transporte escolar.
Além disso, a fila de espera nas creches foi reduzida de 4 mil para 2.539 crianças, e no ensino fundamental não há mais filas. Os kits escolares estão previstos para entrega em até 45 dias após o início das aulas.
Abilio pediu compreensão aos pais e reforçou que a prioridade é a segurança dos alunos e profissionais da educação. "Estamos trabalhando incansavelmente para resolver os problemas que encontramos. A decisão sobre o adiamento foi tomada com responsabilidade, sempre colocando a segurança dos alunos e profissionais em primeiro lugar", finalizou.
A Prefeitura de Cuiabá disponibilizou a tabela detalhada, onde consta problemas com os ar-condicionados estragados, animais peçonhentos nas salas, falta de pias nos banheiros, de materiais de limpeza e utensílios de cozinha, além de demais manutenções.
Andrea dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, justificou o adiamento do início das aulas como uma medida necessária diante da precária infraestrutura das escolas, agravada pelas fortes chuvas registradas nos meses de dezembro e janeiro. Ela destacou que o período chuvoso danificou estruturas físicas de instituições de ensino, colocando em risco a integridade de estudantes e profissionais da educação.
A decisão de adiar o retorno às aulas por uma semana visa garantir que a gestão municipal realize ajustes urgentes nas escolas, como reparos na infraestrutura, antes do reinício das atividades. Andrea reforçou que a medida é sensata e prioriza a segurança da comunidade escolar, além de permitir que as adequações necessárias sejam concluídas de forma adequada.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Ao todo, o município conta com 171 unidades escolares, das quais oito estão situadas em áreas rurais. Conforme dados da prefeitura, 57.516 estudantes matriculados na rede municipal de ensino devem compararcer as aulas no dia 10 de fevereiro.
Salas em condições precárias:
As salas de aula estão deterioradas conforme o documento, em especial as do Centro de Educação Infantil Colomba Cacélia Lombardi Dorileo, onde chegou a acontecer um curto-circuito, e a unidade Portal da Fé, em que foram vistos animais peçonhentos.
Na Escola Municipal de Educação Básica Zeferino Leite de Oliveira, que conta com pelo menos 1.500 alunos, faltam pias nos banheiros e dedetização contra pombos. Enquanto que, na Escola Maria Ambrósio, situada na região do Jardim Imperial, falta manutenção do terreno para receber os mais de 800 alunos.
Confira a lista das 10 unidades com problemas:
1 - CEIC Colomba Cacélia Lombardi Dorileo;
2 - CEIC Portal da Fé;
3 -CEIC Aecim Tocantins;
4 -CEIC José Gabriel da Costa;
5 - EMEB Maria Ambrósio;
6 -EMEB Osmar Cabral;
7 - EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira;
8 - EMEB Profª Maria Dimpina Lobo Duarte;
9 - CEIC Plácido Flaviano Curvo Filho;
10 - EMEB Profª. Lidiolíria Santana;
Veja as fotos:
Crédito: Rennan Oliveira
Crédito: Rennan Oliveira
Crédito: Rennan Oliveira
Crédito: Rennan Oliveira