Cuiabá, 31 de Março de 2025
DÓLAR: R$ 5,71
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 08:37 - A | A

21 de Março de 2025, 08h:37 A- A+

Geral / UPAS SUPER LOTADAS

Médicos 'exclusivos' atenderão pacientes com classificação na "cor verde" em todas as unidades de saúde

Esse atendimento com médico triagista acontecerá somente de segunda a sexta feira

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Diante do caos que se alastra na saúde pública de Cuiabá com pacientes sem atendimento médico aguardando horas na fila de espera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O município em busca de resolver a situação e conter a proliferação da dengue, zika e chikungunya adotaram diversas medidas para melhorar o atendimento da população na capital. 

O que estava ocorrendo diariamente, era que o paciente chegava na Upa para ser atendido, passava pela triagem, recebia do enfermeiro a classificação verde e com isto, acabava havendo superlotação e ínúmeras reclamações de quem precisava de atendimento.  

Sendo assim, a Saúde de Cuiabá implantou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) um 'médico exclusivo' para atender pacientes com classificação de risco na cor verde, onde o paciente terá acesso ao novo consultório de triagem para diagnóstico rápido e a intensificação das fiscalizações para combater as arboviroses. 

Essa medida busca reduzir o risco de espera melhorando a eficiência do atendimento e garantindo que os casos mais graves recebam a atenção necessária com maior celeridade.

Esse atendimento com médico triagista acontecerá somente de segunda a sexta feira. Já no final de semana, o atendimento segue normalmente e isso pode acarretar haver superlotação nas Unidades Básicas de Saúde em Cuiabá.  

O coordenador da Upa verdão, Odair Mendonsa explica que após a demora nos atendimentos e com pacientes indignados pela espera no atendimento foi necessário implantar esse novo método na saúde de Cuiabá. "Esse projeto é devido a alta demanda nas unidades e a insatisfação dos usuários, a gente estava pensando numa alternativa para que a gente pudesse diminuir esse tempo de espera. Criamos esse projeto aqui nesta unidade. Foi passado para a Secretaria Municipal de Saúde junto com a equipe técnica e foi aprovado esse plano piloto. Após essa implantação, a gente teve 15 dias os números básicos e realmente deu resultado e agora está sendo implantado nas demais Upas de Cuiabá". 

Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: O FATO NEWS - FTNBRASIL

Como vai funcionar: 

O fluxo de atendimento segue da seguinte forma: O paciente chega à unidade, faz a ficha na recepção e passa pela classificação de risco, onde o enfermeiro determina a gravidade do caso. Se o paciente for classificado como verde e não necessitar de medicação imediata, ele será encaminhado para o médico-triagista, evitando sobrecarga no atendimento interno das UPAs. No entanto, se houver sintomas adicionais, como febre alta ou dificuldade respiratória, ele será direcionado ao atendimento tradicional dentro da unidade.

Importante ressaltar que a classificação de risco continua sendo realizada pelos enfermeiros das UPAs, que determinam a gravidade do quadro clínico dos pacientes. Aqueles que são considerados casos leves, identificados com a cor verde, serão encaminhados diretamente ao médico-triagista. Esse profissional terá a responsabilidade de atender demandas simples, como emissão de atestados, renovação de receitas e orientação médica, garantindo um atendimento rápido e eficaz.

A classificação nas Upas é baseada no Protocolo de Manchester 12345. Trata-se de um método de triagem de pacientes que procuram o serviço de emergência, é usado para classificar os riscos e definir quais são os pacientes que precisam de um atendimento prioritário.

Ou seja, com a ajuda desse método, torna-se possível discernir qual  paciente  está  com um quadro que demanda um atendimento mais rápido daqueles com quadros mais brandos. Dessa forma, os casos mais urgentes são atendidos primeiro.

O método foi feito para distinguir em quais situações há riscos fatais, de perda de função ou mesmo de órgãos, por exemplo. Dessa forma, o paciente recebe uma pulseira, que identifica qual o nível de gravidade do seu quadro e também a prioridade de atendimento.

  • Vermelho: Emergência (atendimento imediato)
  • Laranja: Muito Urgente (até 10 minutos)
  • Amarelo: Urgência (até 30 minutos)
  • Verde: Pouco urgente (até 4 horas)
  • Azul (até 6 horas) Não urgente

O coordenador da Upa verdão explica que existem duas situações para a classificação na cor verde ao atender o paciente que requer atendimemto médico. "Nós temos duas situações: 'o que demanda de um atendimento mais demorado, com um critério de atendimento que vem com febre, com esse tipo de sintoma, ele aguarda com o médico, um atendimento clínico que a gente tem nos demais consultórios. O paciente classificado como verde, que ´não é urgente, que não tem nenhum sintoma grave. Que as vezes ele passou mal, quer um atestado, só pra mostrar um exame de laboratório que colheu sangue anterior na unidade, aí é direcionado para o médico do consultório de triagem. Ele vai olhar, vai avaliar, vai olhar esses exames e aí as vezes ele vai receber apenas uma orientação, ai ele é direcionado a esse atendimento e é liberado. Bem mais rápido", concluiu o triagista.  

 

 

 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation