Cuiabá, 08 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,12
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025, 07:40 - A | A

07 de Janeiro de 2025, 07h:40 A- A+

Política e Eleições / EQUILÍBRIO FINANCEIRO

"A Secretaria de Fazenda de Gestão está traçando um planejamento estratégico para os próximos dias", afirma presidente de Comissão

Ainda está estipulado que o prefeito tem autonomia para convidar membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e instituições da sociedade civil organizada. 

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) nomeou o ex-oficial do Exército Murilo Bianchini para presidir a Comissão de Apoio Técnico de Renegociação de Contratos. Formada em consequência do decreto de calamidade financeira, a comissão vai contar com a participação da Procuradoria, Controladoria e Contadoria do Município e também das seguintes secretarias: Fazenda, Gestão, Planejamento, Governo, Educação e Saúde.

Caberá a comissão revisar contratos com os fornecedores e adotar medidas para contenção de despesas visando o controle das finanças públicas. A ideia é que a partir de um equilíbrio orçamentário-financeiro e plena recuperação da capacidade de pagamentos e investimentos da Prefeitura de Cuiabá.  

Logo após ser anunciado durante coletiva à imprensa nesta segunda-feira (06), Murilo Bianchini já anunciou as primeiras medidas.

"A Secretaria de Fazenda de Gestão está traçando um planejamento estratégico para os próximos dias; Esse momento nós estamos buscando retomar a credibilidade do Município de Cuiabá junto aos fornecedores. Que também nós possamos atrair novas empresas que queiram  prestar o bom serviço  para va população cuiabana. Esse é o objetivo. E como soldado do prefeito  Abilio, nós nos colocamos aqui pra cumprir as suas determinações. E um grande exemplo, e eu acho que ficou claro, foi a negociação conduzida por ele e com a Locar, que prontamente fez o serviço. E está aqui o secretário de governo [Ananias], que colocou a intenção da Locar de inclusive, de ampliar os veículos para coleta de lixo na nossa capital. Conversando com Bussiki, com nossos técnicos  secretários, temos que ter em mente, o que nosso prefeito Abilio tem  que é atender as população e é pra isso que estamos aqui". 

Segundo Murilo  Bianchini. 'será feita uma nova reunião com todos os secretários municipais para identificar quais dívidas serão pagas e também qual será a margem de negociação que teremos para garantir economia aos cofres públicos. Por ordem do prefeito Abilio, a prioridade é restabelecer serviços essenciais e mantê-los, sem prejuízo aos cidadãos", disse. 

Pelo decreto da calamidade financeira publicado na sexta-feira (3) na Gazeta Municipal, qualquer irregularidade nos contratos deverá ser imediatamente comunicada aos órgãos de controle. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Ainda está estipulado que o prefeito tem autonomia para convidar membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e instituições da sociedade civil organizada. 

Se houver situações excepcionais que culminem em novas despesas, caberá a Comissão remeter à análise técnica de disponibilidade financeira e orçamentária pelas Secretarias Municipais de Fazenda, Planejamento e Gestão.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation