ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) nomeou o ex-oficial do Exército Murilo Bianchini para presidir a Comissão de Apoio Técnico de Renegociação de Contratos. Formada em consequência do decreto de calamidade financeira, a comissão vai contar com a participação da Procuradoria, Controladoria e Contadoria do Município e também das seguintes secretarias: Fazenda, Gestão, Planejamento, Governo, Educação e Saúde.
Caberá a comissão revisar contratos com os fornecedores e adotar medidas para contenção de despesas visando o controle das finanças públicas. A ideia é que a partir de um equilíbrio orçamentário-financeiro e plena recuperação da capacidade de pagamentos e investimentos da Prefeitura de Cuiabá.
Logo após ser anunciado durante coletiva à imprensa nesta segunda-feira (06), Murilo Bianchini já anunciou as primeiras medidas.
"A Secretaria de Fazenda de Gestão está traçando um planejamento estratégico para os próximos dias; Esse momento nós estamos buscando retomar a credibilidade do Município de Cuiabá junto aos fornecedores. Que também nós possamos atrair novas empresas que queiram prestar o bom serviço para va população cuiabana. Esse é o objetivo. E como soldado do prefeito Abilio, nós nos colocamos aqui pra cumprir as suas determinações. E um grande exemplo, e eu acho que ficou claro, foi a negociação conduzida por ele e com a Locar, que prontamente fez o serviço. E está aqui o secretário de governo [Ananias], que colocou a intenção da Locar de inclusive, de ampliar os veículos para coleta de lixo na nossa capital. Conversando com Bussiki, com nossos técnicos secretários, temos que ter em mente, o que nosso prefeito Abilio tem que é atender as população e é pra isso que estamos aqui".
Segundo Murilo Bianchini. 'será feita uma nova reunião com todos os secretários municipais para identificar quais dívidas serão pagas e também qual será a margem de negociação que teremos para garantir economia aos cofres públicos. Por ordem do prefeito Abilio, a prioridade é restabelecer serviços essenciais e mantê-los, sem prejuízo aos cidadãos", disse.
Pelo decreto da calamidade financeira publicado na sexta-feira (3) na Gazeta Municipal, qualquer irregularidade nos contratos deverá ser imediatamente comunicada aos órgãos de controle.
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Ainda está estipulado que o prefeito tem autonomia para convidar membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e instituições da sociedade civil organizada.
Se houver situações excepcionais que culminem em novas despesas, caberá a Comissão remeter à análise técnica de disponibilidade financeira e orçamentária pelas Secretarias Municipais de Fazenda, Planejamento e Gestão.