Cuiabá, 25 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,75
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025, 12:45 - A | A

25 de Fevereiro de 2025, 12h:45 A- A+

Política e Eleições / PERDAS INFLACIONÁRIAS

Federação Sindical busca força em articulação com governo e ALMT para discutir perdas relacionadas à RGA

Nesta segunda-feira (24), a FESSP-MT se reuniu com sindicatos e associações que representam servidores de diferentes poderes, para discutir ações para equalizar as perdas causadas pela falta de pagamento das reposições inflacionárias

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (24), a Federação Sindical dos Servidores Estaduais (FESSP-MT) deu um novo passo para fortalecer a luta dos servidores em busca do pagamento das reposições da RGA (Revisão Geral Anual) que não foram realizadas nos anos anteriores. A FESSP-MT se reuniu com sindicatos e associações que representam servidores de diferentes poderes, com o objetivo de discutir ações conjuntas para equalizar as perdas causadas pela falta de pagamento das reposições inflacionárias, buscando pressionar o governo de Mauro Mendes e a Assembleia Legislativa.

O Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado (Sintticontas), Vander Melo, representando o atual presidente do Sintticontas Domingos Silva, destacou durante a reunião que os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e de outros poderes enfrentam uma perda de 15,3% em suas reposições da RGA, que não foram pagas pelo governo estadual. Segundo Vander, esses valores precisam ser reavidos, pois os aumentos constantes no custo de vida, afetam diretamente os servidores, especialmente os aposentados.

“Os servidores do TCE, segundo nossos cálculos, tem 15,3% de perdas de RGA não pagas e precisamos reaver esses valores, pois os aumentos nos preços dos produtos e serviços, principalmente pós pandemia, são sentidos mês a mês pelos nossos servidores, em especial pelos aposentados”, disse Vander.

Antônio Wagner, Diretor de Serviço Público Estadual da FESSP e Presidente do SINPAIG MT, explicou que o objetivo da reunião foi unir os representantes dos servidores dos diferentes poderes para discutir as perdas inflacionárias, que afetam não apenas os servidores do Executivo, mas também os de outros poderes.

“Buscamos essa reunião com os representantes dos servidores dos demais poderes, pois todos têm perdas inflacionárias como os servidores do executivo. A presença da maioria dos sindicatos e associações dos servidores dos demais poderes demonstra que é possível uma união de propósitos que fortaleça o diálogo institucional, tanto com a ALMT, como com o Governo do estado e demais órgãos”.

Ao final da reunião, os encaminhamentos foram esclarecidos pela Diretora da Federação Sindical, Tatiane Refosco. Ela informou que, em conjunto com todas as associações e sindicatos presentes, a FESSP-MT enviará um ofício ao Presidente da Assembleia Legislativa, ao Governador, à Casa Civil do Estado, ao Presidente do TCE-MT e à comissão da AL que discutirá os índices dos passivos do Executivo. 

“Deliberamos que a Fessp, em conjunto com todas as associações e sindicatos presentes, assinará um ofício ao Presidente da Assembleia Legislativa, ao Governador e Casa Civil do estado, ao Presidente do TCE MT, bem como a comissão da AL que vai discutir os índices dos passivos do poder executivo, entre outros atores políticos, para incluir os demais poderes nessa discussão sobre as perdas salariais”.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O Presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindal MT) elogiou a iniciativa da reunião. “É uma reunião inédita e muito importante da FESSP. É a primeira vez que os sindicatos dos poderes se unem com os representantes do poder executivo para caminharem juntos. Foi debatido sobre terceirizações, saúde e segurança e claro, a pauta salarial dos passivos do RGA. Mas temos muitos outros pontos em comum que poderão ser congregados de agora em diante numa mesma mesa”, frisou o Presidente Jovanildo.

Também estiveram presentes na reunião, o presidente da Associação dos Técnicos do Poder Judiciário de MT (Astejud), o presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública de MT, o diretor do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Poder Judiciário Estadual (Sindojus), o Presidente e a tesoureira do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de MT (Sindal), alem dos diretores da FESSP MT.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation