ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) esteve na sessão solene que marcou a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso nesta segunda-feira (03). O chefe do Executivo municipal garantiu que irá buscar parcerias com o Legislativo Estadual e com os deputados para viabilizar emendas destinadas à Saúde da Capital.
“A prioridade neste momento são os recursos para a Saúde. A gente está precisando muito, o município de Cuiabá precisa comprar medicamentos, contratar serviços para zerar a fila do SUS. Então, tem muita coisa pra fazer e os recursos da Saúde podem ser importantes [vindos] da Assembleia Legislativa”, disse o prefeito à imprensa.
Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá se encontra em situação de calamidade financeira decretada nos primeiros dias de gestão pelo novo prefeito de Cuiabá.
Além disso, na semana retrasada, a prefeitura também decretou situação emergencial de saúde em virtude do aumento dos casos de dengue e chikungunya na Capital.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Um mês após vencer as eleições para prefeito de Cuiabá, Abilio passou a estreitar laços com a Assembleia Legislativa por meio de visitas aos deputados estaduais. Em novembro de 2024, o então prefeito eleito buscou conversar com os parlamentares com o objetivo de viabilizar que cada um deles destinasse cerca de R$ 5 milhões em emendas para asfaltar o município.
Sobre esses recursos, o prefeito afirmou que, até o momento, não recebeu sinalização positiva de nenhum parlamentar. Ele disse que entende que até agora os deputados estão se articulando para destinar as emendas de 2025, mas ele garantiu que, após esse período, vai cobrar o que foi prometido.
“Acredito que eles ainda estão em fase de definição de onde serão destinados às emendas. Assim que eles concluírem essa fase, a gente vai demonstrar quem mandou dinheiro para Cuiabá e quem não mandou”, disse o prefeito.