Cuiabá, 26 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,71
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

24 de Outubro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / POLICIAMENTO INCLUSIVO

MPMT e PMMT se reúnem para debater projeto de "Policiamento Sensível à Pessoa com Deficiência”

Projeto sobre policiamento sensível é tema de reunião entre MPMT e PMMT

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) se reuniram na manhã de quarta-feira (23), na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, para debater sobre o projeto institucional “Conscientizar para Melhor Proteger - Policiamento Sensível à Pessoa com Deficiência”. O objetivo principal dessa iniciativa é promover um policiamento mais inclusivo e capacitar os agentes de segurança pública para atender de forma adequada e respeitosa as pessoas com deficiência, garantindo seus direitos e necessidades específicas durante abordagens e operações policiais.

Durante a reunião foram discutidas ações práticas voltadas ao fortalecimento da proteção e do atendimento a pessoas com deficiência. Foi destacada a importância de um serviço policial mais humanizado, comprometido com os princípios de igualdade e dignidade, visando garantir que as abordagens e interações entre os agentes de segurança e este público sejam feitas com respeito e sensibilidade.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Estiveram presentes na reunião os promotores de Justiça coordenadores dos Centros de Apoio Operacional (CAOs), Luiz Fernando Rossi Pipino, responsável pelas áreas Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial, e Daniele Crema da Rocha de Souza, que coordena o CAO da Pessoa com Deficiência. Também participaram o major PM Marcelo Moessa e a capitão PM Denyse Valadão.

Os participantes da reunião enfatizaram a importância de uma maior integração entre as instituições para assegurar o respeito pleno aos direitos das pessoas com deficiência durante abordagens e ações policiais. A iniciativa prevê a implementação de treinamentos contínuos e o desenvolvimento de protocolos específicos, que visam aprimorar o atendimento a essa população com foco na eficiência e no respeito às suas particularidades.

Segundo os promotores de Justiça, Luiz Fernando Rossi Pipino e Daniele Crema da Rocha de Souza, o encontro representou um avanço significativo na construção de uma sociedade mais inclusiva. Eles destacaram o papel da segurança pública na promoção de um tratamento digno e adequado às pessoas com deficiência, ressaltando que essa conscientização e preparação são fundamentais para garantir a igualdade de direitos.

A criação de protocolos específicos, aliada aos treinamentos, permitirá que os agentes de segurança estejam cada vez mais capacitados para lidar com situações que envolvam essa população, promovendo uma atuação mais humanizada e alinhada aos princípios de dignidade e inclusão social.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation