PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Goiânia lançou no último sábado (4) o 1º Mutirão dos 100 dias de ação de serviços urbanos, com a participação de aproximadamente 200 detentos do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel. Sob a supervisão de 110 agentes da Polícia Penal de Goiânia, os internos realizaram atividades como coleta de lixo, remoção de entulhos e poda de árvores em bairros da região Noroeste da cidade, incluindo o Parque Tremendão, Jardim Fonte Nova e Morada do Sol. O objetivo do mutirão é contribuir para a limpeza e organização urbana, enquanto promove a ressocialização dos detentos, proporcionando-lhes uma oportunidade de reintegração social por meio do trabalho.
Durante o lançamento do mutirão, o prefeito Sandro Mabel enfatizou que os mutirões e frentes de serviços serão uma constante na rotina de Goiânia nos próximos dias. Ele afirmou que a cidade está "suja e desorganizada" e que, nos próximos 100 dias, uma grande limpeza será realizada para restaurar a ordem e a limpeza urbana.
“Goiânia está suja, desorganizada, e vamos realizar uma grande limpeza nesses próximos 100 dias. Já estamos trabalhando muito para que Goiânia volte a ser motivo de orgulho para a população”, afirmou o prefeito durante o evento.
A ação, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, a Polícia Penal e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), tem como principal objetivo beneficiar a população por meio da melhoria do ambiente urbano. A Comurg planeja continuar os mutirões de limpeza ao longo de 2025, abrangendo outras áreas da cidade. Os setores Vila Finsocial e Residencial Jardim Belvedere estão entre os próximos a serem atendidos.
De acordo com o diretor-geral da Polícia Penal de Goiás (PPGO), Josimar Pires, a iniciativa visa promover o bem-estar dos moradores e tem o intuito de ser expandida para outras cidades do estado. Essa parceria reforça o compromisso com a ressocialização dos detentos enquanto contribuiu para a organização e limpesa das áreas urbanas.
"Hoje iniciou o mutirão da Prefeitura de Goiânia com o apoio da Polícia Penal. Hoje estamos com 200 presos na frente de trabalho, juntamente com o policiais para garantir a segurança com relação a escolta desses presos. O trabalho está sendo feito com relação a roçagem, limpeza de avenidas, auxílio no combate aos focos de dengue e o cata-treco. Podendo ser estendido futuralmente, caso a prefeitura de Goiânia queira fazer a parceira com a Polícia Penal. O trabalho iniciou as 7 horas da manhã e foi até as 17 horas da tarde", disse Pires.
"Esse trabalho não é desenvolvido só no município de Goiânia, mas também em todo o estado de Goiás, juntamente com o governador Ronaldo Caiado", concluiu Josimar Pires.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Mutirão de Limpeza
Em apenas dois dias de mutirão, a Prefeitura de Goiânia promoveu uma grande limpeza e revitalização em quatro bairros da Região Noroeste, beneficiando cerca de 55 mil moradores. Realizados no sábado (4/1) e domingo (5/1), os serviços incluíram tanto atividades manuais quanto o uso de equipamentos mecanizados. As praças receberam melhorias, como instalação de lixeiras, substituição de bancos danificados, reforma de brinquedos e manutenção nos aparelhos de academia ao ar livre.
Entre os serviços realizados, destacam-se:
- Roçagem mecanizada (389.879 m²);
- Catação manual (32.600 m²);
- Manutenção de praças (9.400 m²);
- Poda de gramados nas entrepistas (362.200 m²);
- Limpeza de mananciais (23.400 m²);
- Capina manual (945 m²), totalizando 81.842,4 metros quadrados de intervenção.
Além disso, foram realizados 381,6 mil metros de varrição linear de vias, totalizando 1,2 milhão de metros quadrados de serviços públicos. Foram plantadas 209 árvores e palmeiras, além de plantas ornamentais, trepadeiras e arbustos, e removidas 2.256 toneladas de entulho. A poda de árvores atingiu 3.202 unidades, com a remoção de 576 galhos, além da extirpação de 51 árvores que apresentavam riscos à segurança e à mobilidade urbana.
A Prefeitura também realizou reparos e revitalização nos alambrados das praças da Avenida Mangalô, no Morada do Sol, e nas ruas FN14 e NF16, no Jardim Fonte Nova, reforçando o compromisso com a limpeza e organização dos espaços públicos.