Cuiabá, 20 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 13:40 - A | A

20 de Setembro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / MUDANÇAS NA SAÚDE

Lúdio projeta transformar Policlínica em CAPS 24 horas e ampliar atendimentos em saúde mental

" Temos uma espécie de pandemia de saúde mental no mundo e aqui na nossa cidade não é diferente", afirmou o candidato sanitarista

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Lúdio Cabral, candidato a prefeito de Cuiabá, vai transformar a Policlínica do Verdão em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) com atendimento 24 horas. Um levantamento recente do Ministério da Saúde aponta que nos próximos anos até 15,5% da população pode sofrer com depressão. O número, aliado à alta nos diagnósticos de ansiedade e transtorno do espectro autista (TEA), por exemplo, reforçam a urgência das ações propostas por Lúdio.

"É um problema seríssimo. Temos uma espécie de pandemia de saúde mental no mundo e aqui na nossa cidade não é diferente. Mas Cuiabá não tem um CAPS III, que é uma espécie de pronto socorro para saúde mental casos de crise de depressão, tentativa de suicídio, surto psicótico, crise de abstinência", destalhou Lúdio.

Além de inaugurar o CAPS III, o candidato também quer ampliar a rede de atendimentos especializados, dobrando para quatro o número CAPS infantis e aumentando também a quantidade de CAPS para a população adulta.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As mudanças, segundo Lúdio se estenderão à rede geral, começando na atenção primária, com a capacitação das equipes de Saúde da Família. “Queremos trazer uma proposta do Ministério da Saúde, que Cuiabá tem muito timidamente, as equipes multiprofissionais em saúde. Essa equipe, principalmente o psicólogo e o psiquiatra, pode dar suporte ao trabalho da Saúde da Família”, disse Lúdio.

De acordo com seu plano de governo participativo, esse trabalho será desenvolvido em parceria com as unidades públicas e privadas para qualificação das equipes da rede, bem como proporcionar que as unidades recebam estudantes das áreas afins da saúde mental, como medicina, psicologia, educação física, serviço social, fonoterapia.

O texto prevê ainda a implantação da Rede de Atenção Psicossocial-RAPS, do programa Saúde na Escola, visando diagnóstico precoce de adoecimento mental e ações de promoção à saúde de crianças e adolescentes, e a realização de concurso público com regras que garantam a seleção de profissionais que tenham afinidade e perfil para atuar na saúde mental.

Outro ponto importante que vem sendo destacado pelo candidato é a capacitação de equipes de urgência e emergência, sobre protocolo de atendimento na saúde mental e atenção à crise, incluindo crianças, adolescentes e adultos com transtorno do espectro autista (TEA).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation