PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), realizou sua primeira mudança no secretariado ao exonerar a secretária municipal de Educação, Evanilda Solange Dias. A decisão ocorre aos 90 dias de sua administração, e o cargo será assumido pelo atual secretário-adjunto, Amauri Monge Fernandes.
De acordo com a Prefeitura, a substituição foi motivada pela dificuldade de adaptação de Evanilda ao cargo. A mudança acontece em um momento de desafios na área da Educação.
Em coletiva de imprensa, Abilio destacou que uma das prioridades do novo secretário Amauri, que atuava como secretário Adjunto Executivo de Educação do Estado, será fortalecer a relação entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que estava fragilizada nos últimos anos devido ao embate político entre o governador Mauro Mendes (União Brasil) e o ex-prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo ele, essa reaproximação será essencial para melhorar a qualidade da educação no município.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
“Nós precisamos ampliar nossas relações com o Governo do Estado na área da Educação. O município perdeu muito por não ter um bom relacionamento. Não só financeiramente, mas também em parcerias e estratégias”, afirmou o prefeito em coletiva à imprensa.
Ele também destacou a importância de garantir que os alunos da rede municipal avancem com melhor preparo para o ensino estadual. “O aluno do município de Cuiabá vai para a rede estadual e sai da educação municipal sem estar com suas capacidades plenamente desenvolvidas. Isso gera um atraso de aprendizado que impacta o Estado e, consequentemente, a universidade. Precisamos mudar esse cenário”, completou.
Abilio também declarou ter solicitado diretamente ao governador Mauro Mendes e ao secretário Alan Porto a cessão de Amauri, com o objetivo de fortalecer a aproximação estratégica entre o município e o Governo do Estado. Segundo o prefeito, a escolha de Amauri foi pautada tanto por sua ligação política com o vice-governador Otaviano Pivetta quanto por seu currículo e capacidade técnica, visando impulsionar o desenvolvimento educacional de Cuiabá.
Amauri, que assumiu como adjunto na Educação em 19 de março, teve papel relevante na reestruturação da Educação estadual.
Paralelamente, embora Solange Dias tenha sido demitida do cargo de secretária de Educação, ela permanecerá na gestão, agora comandando a Nova Escola de Formação de Servidores e Estrutura Administrativa, com status de secretária vinculada à Secretaria de Economia e Gestão.