ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), anunciou que está organizando uma grande celebração para marcar o aniversário de Cuiabá que é comemorado no dia 08 de abril. Segundo a parlamentar, Cuiabá irá ganhar uma festa de aniversário que promete agitar a cidade, com shows, atrações culturais e atividades para toda a família.
A ideia é valorizar a cultura cuiabana e movimentar a economia da cidade. Eventos como esse costumam gerar empregos temporários e aumentar o movimento no comércio.
"Vai ter festa no aniversário de Cuiabá. E eu falo isso com muita felicidade. Eu fui muito clara: em nenhum momento eu disse pra gente tirar dinheiro do cofre público da prefeitura. Até porque, a gente não pode tirar dinheiro da saúde, da educação para fazer festa".
Segundo a parlamentar, a festa no aniversário de Cuiabá só foi possível devido a parceria entre Prefeitura de Cuiabá com o Governo de Mato Grosso. "E foi feito uma parceria, com esforço do secretário de cultura Joohnny Everson com o secretário de cultura de turismo com o governo de estado junto com a primeira-dama Virginia Mendes. O governo do estado vai custear a festa, as atrações. Nós teremos atrações regionais, Cururu e Siriri, Rasqueado Cuiabano e uma atração nacional está sendo fechado...Tá fazendo para o povo cuiabano no Parque das Águas. Uma festa merecida", afirma.
A organização de grandes eventos públicos sempre gera debates. Alguns veem a iniciativa como uma forma de promover a cidade e fortalecer o turismo. A princípio, a ideia é que o evento seja gratuito, mas detalhes ainda serão confirmados e divulgados pela Prefeitura de Cuiabá
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Enquanto a cidade aguarda mais informações, a expectativa é grande. A festa pode ser uma oportunidade para movimentar Cuiabá, mas também pode reacender debates sobre o uso de recursos públicos e os reais motivos por trás da celebração.
Críticas a atual gestão
Recentemente, a vereadora Maysa Leão, criticou a postura do prefeito Abilio Brunini (PL) que descartou a possibilidade de celebrar os 306 anos de Cuiabá em 8 de abril com festa. A parlamentar argumentou que a população cuiabana periférica é quem perde com a medida, em meio à crise financeira que a Capital enfrenta, a legisladora apontou que parcerias privadas poderiam ser solução para a questão sem que as festividades fossem completamente comprometidas.
“O povo rico vai pro Manso fazer festa, vai pra Chapada fazer festa, vai fazer churrasco, vai feriar. E a população periférica, para ela sobra o que? Limpar os matos e os quintais e as ruas?”, questionou Maysa diante da imprensa.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini havia anunciado que no dia do aniversário de Cuiabá, será realizado uma força-tarefa inédita para a semana do aniversário de 306 anos da capital mato-grossense. Conforme o prefeito, equipes estarão nas ruas limpando, cortando mato, tapando buracos e realizando obras necessárias. Ele também espera contar com a contribuição popular no mutirão.
A ação contará com a participação de todos os secretários municipais, suas equipes e se estenderá até o dia 8 de abril, dia do aniversário da capital mato-grossense.
Contudo, a vereadora valorizou a ação, mas reforçou que ela é de fato obrigação do Executivo. Mas considerou que a medida serve de reforço para que a população continue os trabalhos de limpeza de seus terrenos particulares para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Todavia, reforçou que a data especial deveria sim ser comemorada, seja com desfiles, ou até celebrações educativas. Ela explicou que a ideia não é retirar recursos da Saúde ou Educação para promover eventos, mas sim que o liberal pensasse em alternativas viáveis para manter as tradicionais comemorações para a população que merece um “alívio”.
“Quanto à festa, eu tenho um olhar muito diferente do prefeito em relação a isso, porque a festa é o alívio, principalmente do povo mais periférico. O momento de festa é um momento que as pessoas que enfrentam quatro horas de ônibus para ir para trabalhar, quatro horas para voltar, que passam sufoco no calor de Cuiabá, possam estar alegres, se divertindo. O povo cuiabano é feliz, o povo cuiabano é festeiro”.