ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou oficialmente sua pré-candidatura à Presidência da República nesta sexta-feira (04). em Salvador, Bahia. O evento, além de marcar sua entrada na corrida eleitoral de 2026, também será palco para a entrega do título de Cidadão Baiano e da Comenda 2 de Julho ao governador, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Em nota oficial, Caiado reforçou sua postura crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse estar comprometido com um projeto de mudança para o Brasil. “Sei que minha postura de oposição ao governo do PT incomoda aqueles que estão no poder, mas isso não abala minhas convicções. Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil. O debate político e o contraditório são pilares da democracia, e o país não pode adiar uma discussão séria sobre seu futuro.”
A escolha de Salvador para o anúncio não foi casual. Presentes no evento, nomes como Sergio Moro, ACM Neto e o prefeito Bruno Reis sinalizam a construção de uma frente ampla no Nordeste – região crucial para qualquer projeto presidencial. A comenda recebida reforça essa tentativa de “baianizar” sua imagem, buscando romper com a percepção de político regional.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Apesar do apoio de figuras nacionais do partido, Caiado enfrenta concorrência interna. A legenda ainda não definiu se adotará prévias ou se fechará em torno de um nome. Enquanto isso, pesquisas iniciais mostram o governador com cerca de 5% das intenções de voto – percentual que precisará crescer significativamente para torná-lo competitivo contra Lula e Bolsonaro, caso ambos disputem.
Caiado, que é médico e tem uma trajetória marcada pelo conservadorismo e pela defesa do agronegócio, deve se posicionar como uma alternativa de direita contra o atual governo. Nos próximos meses, sua pré-candidatura passará por testes, especialmente na construção de alianças com outras lideranças políticas e na aceitação de seu nome pelo eleitorado fora da região Centro-Oeste.
Com um discurso voltado para a mudança e a consolidação da oposição ao governo federal, Ronaldo Caiado entra no tabuleiro político para disputar o protagonismo entre as lideranças conservadoras. Sua estratégia e capacidade de angariar apoio serão decisivas para seu desempenho na corrida presidencial de 2026.
Após o lançamento da pré-candidatura, o governador seguirá com as próximas agendas nos demais Estados do Nordeste. Posteriormente, vai percorrer os estados do Sul e do Sudeste.