Cuiabá, 03 de Abril de 2025
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quarta-feira, 02 de Abril de 2025, 14:15 - A | A

02 de Abril de 2025, 14h:15 A- A+

Política e Judiciário / ARTICULAÇÕES PARA 2026

Rosa Neide projeta candidatura ao Senado Federal; ex-deputada federal foi a candidata mais votada de MT em 2022

Para Barranco, além de apoiar Fávaro na sua busca pela reeleição, é importante lançar uma segunda candidatura

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) surge como possível candidata ao Senado nas eleições de 2026. De acordo com o deputado estadual Valdir Barranco (PT), Rosa já manifestou interesse em concorrer a uma das duas vagas que estarão em disputa.

“A Rosa foi consultada sobre isso [candidatura ao Senado] e ela se colocou à disposição. Então, aumenta o nosso desafio, que é se ela vai para Senado, nós temos que ter uma chapa mais forte para pelo menos conseguir eleger um federal”, declarou Barranco. 

Para Barranco, além de apoiar Fávaro na sua busca pela reeleição, é importante lançar uma segunda candidatura para que o partido não acabe “perdendo” votos para outras legendas, considerando que cada cidadão poderá votar em dois candidatos ao Senado. “Como nós já temos o senador Fávaro indo à reeleição, com a Rosa Neide, os votos que são genuinamente petistas não vão votar. Eles vão votar no Fávaro e vão votar na Rosa”, ponderou.

Nas eleições de 2022, Rosa Neide recebeu 124.641 votos na tentativa de se reeleger deputada federal, tornando-se a candidata mais votada do Estado. No entanto, sua chapa não alcançou o quociente eleitoral mínimo de 216 mil votos, impedindo sua recondução à Câmara dos Deputados.

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Rosa Neide deve compor chapa com o senador licenciado e atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que já assegurou sua candidatura nas eleições de 2026.

Eleições 2026

Nas eleições de 2026, duas vagas para o Senado estarão em disputa, entre os nomes já cotados para a corrida estão José Medeiros (PL), Antônio Galvan (DC), o governador Mauro Mendes (União) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB). Além disso, o ministro da Agricultura e senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) deve concorrer à reeleição. 

A senadora Margareth Buzetti (PSD), que ocupa temporariamente a cadeira de Fávaro, também deve entrar na disputa por uma vaga no Congresso.

Com a possível candidatura do governador Mauro Mendes ao Senado, ainda é incerto o futuro político do senador Jayme Campos (União), que articula sua possível candidatura ao governo estadual pelo União Brasil.

Atualmente, Mato Grosso é representado no Senado por Wellington Fagundes (PL), Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation